Em 31 de maio próximo, a Lua, com uma iluminação de -43% e uma elongação de 82°, ocultará o planeta Saturno, que terá uma magnitude de 1,2 (Figura 1). Este evento proporcionará um belo espetáculo aos observadores munidos de pequenos instrumentos óticos, como lunetas e telescópios; esse evento poderá ser observado em uma grande extensão do globo, atravessando grande parte da África Central, região austral da América do Sul e também na península antártica; região mais próxima do extremo sul da América do Sul.
Observadores localizados na região central do continente africano, como Angola, Benin, Camarões, Costa do Marfim, Etiópia, Gabão, Gana, Nigéria, Quênia, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Tanzânia, Togo, Uganda e Zâmbia, terão o evento ocorrendo durante a luz do dia, conforme apresentado na Tabela 1 abaixo.
Antecedendo ao nascer do Sol, o evento poderá ser observado em diversas localidades na região austral da América do Sul, como Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. Assim, a tabela 2 abaixo informa as Circunstâncias Gerais de Visibilidade na América do Sul.
Circunstâncias Gerais de visibilidade no Brasil
Não podemos deixar de mencionar que, além das localidades mencionadas na Tabela 2, este evento também será visível em outras regiões do Brasil. Portanto, as condições de desaparecimento e reaparecimento estão disponíveis para download gratuito no link: Ocultação de Saturno em 31/05/2024, figura 2 (ilustrativa). Essa publicação abrange 78 municípios, incluindo os mencionados acima, localizados na região sul do Brasil.
Além das circunstâncias gerais de visibilidade, bem como do desaparecimento e reaparecimento mencionados acima, abaixo apresentamos o mapa global (Figura 3) com a faixa de visibilidade do fenômeno. Essa faixa abrange outras localidades situadas no sul do Pacífico, junto à costa do Chile, sul do Atlântico e também no oceano Índico, próximo à região equatorial da costa leste da Tanzânia, Quênia e Somália, na África.
Registro de Ocultações de Saturno pela Lua no Brasil: 1997-1998
Durante a série de 14 ocultações de Saturno pela Lua que ocorreram entre 07 de abril de 1997 e 29 de março de 1998, tivemos a oportunidade de registrar dois eventos (Figura 4) que ocorreram em 22 de agosto de 1997 e 01 de fevereiro de 1998, respectivamente.
Em ambas as oportunidades, foram registradas apenas as emersões, conforme apresentado na Tabela 3 abaixo.
É relevante notar que, no último registro da publicação de referência consultada, existe uma discrepância entre o tempo informado e o horário real registrado (TU). Neste texto, ambos são apresentados com a indicação (HLB = Hora Legal Brasileira). É digno de nota mencionar que, neste instante específico, ainda não havia ocorrido o ocaso do Sol naquela localidade.