O Almanaque Astronômico Brasileiro de 2023.

Caros(as) amigos(as), Adsumus!

Como ocorre todos os anos nesta data em que comemoramos o Dia da Astronomia no Brasil, informo que já está disponível para download o "Almanaque Astronômico - 2023".

O endereço é:

https://is.gd/Alma_2023

<URL Alternativa: https://drive.google.com/file/d/1g5Xx3ckEtmfmdbDM7C4o1CdlJ0FophHx/view?usp=sharing

Nesta oportunidade eu agradeço novamente todas as manifestações recebidas e o carinho com que as edições anteriormente publicadas foram recebidas, Ressalto que sugestões de melhoria são sempre bem recebidas e implementadas na medida do possível. 

Desde o ano anterior a inclusão de sugestões observacionais de Objetos de Céu Profundo mês a mês em aprimoramento da 5ª seção (Aspecto e os fenômenos do Céu) vem ocorrendo, bem como outras sugestões se fazem sentir novamente devido a cooperação dos integrantes da Turma Aquila que sempre participaram das atividades levadas a termo pelo GREC (Grupo de Reconhecimento e Estudos do Céu), grupo que tem por missão: "Criar e manter a cultura da observação e reconhecimento da esfera celeste“. 

A útil plataforma de comunicação digital deste site eletrônico que permite a rápida atualização dessas postagens possibilita a disseminação em tempo hábil, que "pari passu" atua como elo valioso para consultas e complementação dos elementos deste Almanaque Astronômico que em 2023 comemora 20 anos de efetiva circulação. 

Nesta edição do 20º (vigésimo) ano de circulação contínua desta publicação, nossa capa conta com a magnífica imagem de M104 (A galáxia do Sombreiro)realizada no ESO no Chile (disponível em: https://cdn.eso.org/images/screen/sombrero.jpg); uma galáxia espiral com núcleo brilhante rodeado por um disco achatado de material escuro de magnitude visual aparente 8.0, que fica a 30 milhões de anos-luz de distância. Perceptível a telescópios Objeto de Céu Profundo é utilizado para averiguar a qualidade ótica dos telescópios oriundos da Oficina de ATM do CEAMIG.

Novamente eu desejo sempre que essa publicação seja útil ferramenta para todos(as) aqueles amigos(as) que fazem da astronomia uma festa e uma inspiração constante, peço ainda que disseminem essas efemérides no âmbito de suas respectivas associações, clubes, grupos, núcleos, observatórios e planetários; endereços certeiros em que a ciência astronômica e sua prática observacional é uma constante.

E oportuno também a época para desejar a todos(as), votos de um excelente natal e um ano de 2023 cheio de saúde, paz, harmonia e prosperidade.

Um grande e fraternal abraço,

Antônio Rosa Campos

"Aquele que não comunica aos outros o que conhece parece com a murta do deserto, cujo perfume se perde para todos... Até o último dia então serei inteiramente da ciência e dos meus semelhantes." François Arago

1 Comentários

  1. Olá, parabéns.
    Devemos dar importância nas questões ambientais e no nosso caso principalmente com relação a poluição luminosa LP.
    Destacar a Semana Internacional do Céu Escuro de 2023 é de 17 a 23 de abril período da lua nova
    Criada em 2003 pela estudante do ensino médio Jennifer Barlow, a Semana Internacional do Céu Escuro cresceu e se tornou um evento mundial e um componente chave do Mês da Astronomia Global. E na mobilização mundial nas questões de proteção do nosso também patrimônio, o céu escuro.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem