Largue o cel e olhe para o céu #15

 Galáxia do Triângulo


Para que você possa guardar um resumo sobre o assunto desta coluna, baixe gratuitamente a ficha que contém dados astronômicos sobre o objeto em foco, de forma que possa sempre consultá-los quando precisar. Você pode baixar o arquivo aqui: Ficha de Catalogação #014 – Galáxia do Triiângulo

M33 é conhecida como a Galáxia do Triângulo e localiza-se na constelação do Triângulo (Triangulum). Assim, serão apresentadas primeiramente informações sobre essa constelação. 

Trata-se de uma constelação pequena e de brilho mais fraco. Originalmente, foi “desenhada” como um triângulo equilátero, mas atualmente possui a conformação de um triângulo escaleno (Figura 1). Para os gregos, era conhecida como o Deltoton (dada a sua forma que lembrava a letra maiúscula delta grega Δ), e Deltotum para os romanos e astrônomos até o século XVII (ALLEN, 2018). Eratóstenes dizia que representava o delta do rio Nilo e Higino afirmou que algumas pessoas também a viam como a ilha da Sicília (RIDPATH, 2018).

Triangulum pode ser vista em latitudes entre +90° e -60°, tendo como constelações vizinhas Andromeda, Perseus, Aries e Pisces (Figura 2). Primeiramente foi catalogada pelo astrônomo grego Ptolomeu no século 2. As suas três estrelas mais brilhantes lhe conferem a forma de um triângulo longo e estreito (Figuras 1 e 3) (CONSTELLATION GUIDE, 2020).
 
Figura 1 - Constelação do Triângulo conforme visualizada no software Stellarium. Fonte: (STELLARIUM DEVELOPERS, 2020)
 
Figura 2 - Constelações Andromeda, Perseus, Aries e Pisces visualizadas no software Stellarium. A linha branca delimita a área de cada constelação. Fonte: (STELLARIUM DEVELOPERS, 2020).

Oficialmente, a constelação recebeu a designação Triangulum, a abreviatura Tri e as estrelas pertencentes a ela podem ser referenciadas pelas letras gregas seguidas pelo genitivo Trianguli. As estrelas principais de Triangulum são: Mothallah (α Trianguli ou α Tri), β Trianguli ou β Tri e γ Trianguli ou γ Tri (Figura 3) (CONSTELLATION GUIDE, 2020).

Figura 3 - Constelação do Triângulo conforme visualizada no software Stellarium e as suas principais estrelas. Fonte: (STELLARIUM DEVELOPERS, 2020).

Catalogada como NGC 598 (Figura 4), com dimensão aparente de 70,8 x 41,7 minutos de arco, a galáxia está distante cerca de 3 milhões de anos-luz da Terra e diâmetro de cerca de 50.000 anos-luz. Sua magnitude aparente corresponde a 5.72 e estima-se que contenha cerca de 40 bilhões de estrelas. É classificada como do tipo SA(s)cd, ou seja, galáxia em forma de disco sem uma estrutura de barra, com braços espirais salientes frouxamente enrolados, que saem diretamente do núcleo da galáxia. Para efeito de comparação, Triangulum possui apenas metade da largura e 10% da massa da nossa Via Láctea, estando inclinada 54° em relação a nós, favorecendo a sua visualização (Figura 4). O seu tamanho aparente é maior que o da Lua cheia. M33 está agora se movendo em direção da galáxia de Andrômeda e no futuro se fundirão (CONSTELLATION GUIDE, 2014). 

Figura 4 - Galáxia do Triângulo - Crédito da foto: ESO (ESO, 2014).
 
Figura 5 - Localização da Galáxia do Triângulo na constelação do Triângulo. Fonte: (STELLARIUM DEVELOPERS, 2020).

Na constelação, a galáxia se encontra próxima ao limite desta com a constelação de Peixes (Pisces). Para localizar M33, procure primeiramente a estrela Mirach na constelação de Andrômeda e a estrela Hamal (α Ari) em Áries. A Galáxia do Triângulo está localizada quase no meio do caminho entre elas (Figura 6).
 

Figura 6 – Localização da Galáxia do Triângulo, entre as estrelas Mirach (Andromeda) e Hamal (Aries). Fonte: (STELLARIUM DEVELOPERS, 2020).

M33 é um dos objetos do céu profundo mais distantes que podem ser vistos a olho nu, porém em condições de visualização especialmente boas. Messier 33 é melhor observada com baixo aumento. Telescópios maiores (superior a 40 cm de abertura) podem exibir alguns dos aglomerados globulares dentro da galáxia (CONSTELLATION GUIDE, 2014).

O texto foi útil para você? Agradecemos a todos aqueles que puderem deixar seus comentários com críticas e sugestões para a coluna e o material por ela disponibilizado.

Referências:

ALLEN, R. HINCKLEY. Star Names: Their Lore and Meaning. Expanded 2a ed. Cambridge, MA: The Lutterworth Press, 2018. 

CONSTELLATION GUIDE. Triangulum Galaxy – Messier 33. Constelattion Guide, 25 mar. 2014. Disponível em: <https://www.constellation-guide.com/triangulum-galaxy-messier-33/>. Acesso em: 1 nov. 2020.

CONSTELLATION GUIDE. Triangulum Constellation. Constelattion Guide, 2020. Disponível em: <https://www.constellation-guide.com/constellation-list/triangulum-constellation/>. Acesso em: 1 nov. 2020.

ESO. VST snaps a very detailed view of the Triangulum Galaxy. Disponível em: <https://www.eso.org/public/images/eso1424a/>. Acesso em: 28 nov. 2020. 

RIDPATH, I. Star Tales. 2. ed. Cambridge: The Lutterworth Press, 2018. 

STELLARIUM DEVELOPERS. Constelação do Triângulo. Boston: Stellarium.org, 2020. 

1 Comentários

  1. Ás vezes nossos filhos preferem ficar no celular do que ter uma conversa com a família, principalmente quando nossos filhos entram na pré-adolescência é por isso que monitoro meus filho com o aplicativo https://brunoespiao.com.br/espiao-de-camera com esse aplicativo instalado no celular dele eu consigo ver tudo o que ele faz.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem