Translate

terça-feira, 1 de setembro de 2020

A ocultação de Marte pela Lua em 6 de setembro 2020.


Em 6 de setembro, a Lua -86% iluminada e com uma elongação solar de 136°, ocultará o planeta Marte com a magnitude visual estimada em -1.9 (CAMPOS, 2019). Proporcionando um belo espetáculo aos observadores munidos com pequenos instrumentos óticos como: lunetas e telescópios, esse evento poderá ser observado numa grande extensão da superfície terrestre. (Figura 1).

Desta forma os observadores localizados na América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, e Suriname) conforme apresentado na figura 2, poderão acompanhar esse evento, de acordo com as circunstâncias apresentadas na tabela 1 respectivamente.



Circunstâncias Gerais de visibilidade no Brasil

Não podemos deixar de mencionar ainda que além das localidades mencionadas na tabela 1, este evento também será visível em outras localidades do Brasil; sendo que em diversas localidades esse evento ocorre dentro da faixa do crepúsculo matutino. Assim sendo, encontra-se disponível (figura 3 - Ilustrativa) para download no link; https://is.gd/occ_marte_2_20200906. as condições de desaparecimento e reaparecimento para 995 municípios localizados nas regiões Centro-oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.



Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e reaparecimento acima mencionadas, abaixo apresentamos o mapa global (figura 4) com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange o evento de forma diurna no Sul da Europa, região setentrional da África e partes do oriente médio, não esquecendo também de ilhas localizadas no oceano Atlântico (incluindo o mediterrâneo) e regiões adjacentes do nordeste africano como Mar Vermelho no oceano Índico entre a África e a Ásia. 



Cruzando a região mesoatlântica, esse evento será observado na África (Argélia, Burkina Faso, Cabo Verde, Egito, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Níger, Senegal e Tunísia) já na fase noturna do dia, sendo a região equatorial do Atlântico a mais favorável para os registros de Desaparecimento e Reaparecimento consequentemente, conforme apresentado na tabela 2.


No continente europeu com a ocultação correndo já na faixa diurna do dia, a faixa de visibilidade compreende as regiões: Albânia, Chipre, Espanha, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Turquia, conforme apresentado na tabela 3.

Na porção oeste do continente asiático do oriente médio, esse fenômenos também visível a luz do dia abrange as seguintes regiões de visibilidade: Israel, Jordânia e Líbano, cujas circunstâncias de desaparecimento são apresentadas tabela 4 abaixo.

  
Marte é conhecido desde a mais remota antiguidade; Em 2540 A.C., um dos dias da semana (terça-feira) já lhe era consagrado. Aristóteles teve ocasião de observar uma ocultação de Marte pela Lua e Ptolomeu menciona que Marte esteve próximo à estrela Acrab (Beta Scorpii) em 17 de janeiro do Ano 272 a.C. (Mourão, 1984).

As ocultações de planetas pela Lua são fenômenos de rara beleza, onde seus registros constituem uma excelente oportunidade do astrofotógrafo, por exemplo, incrementar sua coleção, bem como ainda, ao astrônomo amador manter um registro significativamente importante destes dados, desde que são encaminhados para associações de pesquisas como a ALPO (Association Lunar and Planetary Observers), IOTA (International Occultation Timing Association) e no Brasil a REA (Rede de Astronomia Observacional).

Sites recomendados:

"Como observar"
"formulário de reporte"
(ocultações de estrelas por asteroides).

Boas Observações!

Referências:

Mourão, R.R.F. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987,  914P.

Campos, A.R. Almanaque Astronômico Brasileiro 2020. Belo Horizonte: Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), 2019. 146p. Disponível em: <https://is.gd/Alma_2020> Acesso em 02 Dez 2019.

Chevalley, P. SkyChart / Cartes du Ciel - Version 4,0, March. 2017. Disponível em:  <https://www.ap-i.net/skychart/en/news/version_4.0>. - Acesso em: 04 Jan. 2019.


2 comentários:

O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porç...