A ocultação de Zavijava (Beta Virginis) pela Lua em 11/07/2024.

Antônio Rosa Campos

Em 11 de julho próximo, a Lua +31% iluminada e uma elongação solar de 67° ocultará a estrela Zavijava (Beta Virginis) que possui magnitude 3.6 e é do tipo espectral F9V (Figura 1). Isso proporcionará um espetáculo magnífico aos observadores equipados com pequenos instrumentos ópticos, como binóculos, lunetas e telescópios. Esse evento poderá ser observado em uma vasta extensão da superfície terrestre. 

Os observadores localizados na América do Norte, no Canadá e em grande parte dos Estados Unidos, terão a oportunidade de presenciar esse fenômeno à luz do dia, de acordo com as circunstâncias gerais de visibilidade naquela região, apresentadas na Tabela 1 abaixo.

Observadores localizados na América Central, na região insular composta por Bahamas, Barbados, República Dominicana, Guadalupe, Porto Rico, São Cristóvão e Nevis, Trinidad e Tobago, presenciarão esse evento em situação idêntica, mas muito próxima ao início da fase crepuscular vespertina, conforme apresentado na Tabela 2.

Então, os observadores localizados na região norte e nordeste da América do Sul, faixa que engloba o Brasil, Guiana Francesa e Suriname, poderão registrar esse fenômeno instantes após o ocaso do Sol, exceto no município de Rémire-Montjoly e também na capital do Suriname, conforme apresentado na Tabela 3 abaixo.

Os observadores localizados na costa oeste do continente africano, mais precisamente em Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal e Togo, já estarão acompanhando este evento durante a fase noturna, conforme apresentado na Tabela 4.

Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e reaparecimento acima mencionadas, abaixo segue o planisfério global (figura 2) com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange essas regiões. 

O atual ciclo de ocultações de Zavijava pela Lua teve seu início em 30 de janeiro último (JD = 2.459340.5842), quando a faixa de visibilidade se concentrou predominantemente sobre o norte do continente asiático. Prevê-se que esse ciclo se encerre em 4 de junho do próximo ano (JD = 2.459477.9000), abrangendo um total de 19 ocultações ao longo desse período. Dessas ocultações, somente 6 ocorrerão em algumas regiões da América do Sul.

É relevante ressaltar que o evento previsto para 1º de outubro próximo se dará durante o período de luz diurna em todas as regiões continentais das Américas. Portanto, essa ocasião representa a melhor oportunidade observacional dentro do contexto deste ciclo.

Circunstâncias Gerais de visibilidade no Brasil

Não podemos deixar de mencionar ainda que, além das localidades mencionadas na Tabela 3, este evento engloba, de forma geral, outras localidades nas regiões norte e nordeste do território brasileiro. Assim, efemérides para 256 municípios do Brasil poderão ser consultadas utilizando o Suplemento nº 11 (Figura 3 - Ilustrativa) do Almanaque Astronômico Brasileiro de 2024, que se encontra disponível para download gratuito no link: Ocultação de Zavijava em 11/07/2024

Zavijava (Beta Virginis) 

Beta Virginis também conhecida como Zavijava, está situada a 32,6 anos-luz da Terra. Seu nome de origem árabe designa "o recanto dos cães vigias", pois supunham os antigos que esses cães vigiavam o Leão, situado na constelação ao lado. (MOURÃO, 1987). Na realidade esse é um sistema triplo de estrelas (WDS, 2015) conforme apresentado na figura 4 abaixo. 

Importância

As ocultações de estrelas pela Lua oferecem uma oportunidade ímpar para contribuir com a ciência enquanto se explora o céu. Ao testemunhar e registrar esses momentos, os astrônomos amadores desempenham um papel crucial na coleta de dados valiosos. Seu envolvimento não apenas enriquece o conhecimento coletivo sobre as estrelas envolvidas, mas também proporciona uma jornada única e emocionante de descoberta pessoal do meio interestelar que nós encontramos. A união de esforços para observar, registrar e compartilhar esses eventos inspira a todos com a maravilha do universo. 

Suas observações são peças fundamentais no quebra-cabeça cósmico. Mãos à obra?

Sites recomendados:

www.rea-brasil.org/ocultacoes

"Como observar"

http://www.rea-brasil.org/ocultacoes/observar.htm

"formulário de reporte"

http://www.rea-brasil.org/ocultacoes/1reporte_ocultacoes_lunares_v2.0c2_portugues.xls (ocultações lunares) ou

http://www.rea-brasil.org/ocultacoes/reporte_asteroides.xls 

(ocultações de estrelas por asteroides).

No Facebook:

https://www.facebook.com/groups/806932362709528/

“Ocultações Astronômicas”.

Este grupo destina-se à divulgação e discussão de eventos astronômicos na área de 'Ocultações'; Ocultações de estrelas e planetas pela Lua, ocultações de estrelas por asteroides e as técnicas empregadas para o registro destes eventos (PADILHA FILHO, 2016).

Boas Observações!

Referências:

Mourão, R.R.F. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987,  914P.

CAMPOS, Antônio Rosa (Org.). Almanaque Astronômico Brasileiro 2024. Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG), 02 de dezembro de 2023. 163 páginas. Disponível para download gratuito em: [https://drive.google.com/file/d/1M8iuzi67xYPrKj_uNjQRhsGtyOxGJ5rO/view?usp=sharing]. Acesso em: 02 Dez. 2023.

Padilha Filho. A. A ocultação de TYC 5667-00417-1 por 236 Honoria. Sky and Observers, jul 2016. Disponível em: <https://sky-observers.blogspot.com/2016/07/a-ocultacao-de-tyc-5667-00417-1-por-236.html >, Acesso em 22 mai. 2017.

Herald, David. Occult v4.1.0.27, (IOTA). Disponível em <http://www.lunar-occultations.com/iota/occult4.htm>. Acesso em: 23 Nov. 2015. Windows 7/ Professional.

Stelle Doppie (Database), WDS - Available in: <  http://stelledoppie.goaction.it/index2.php?iddoppia=51988> Acess in: 23 Nov. 2015.

Postagem Anterior Próxima Postagem