A ocultação de Netuno pela Lua em 28 de junho de 2024.

 Antônio Rosa Campos

Em 28 de junho próximo a Lua +96 % iluminada e numa elongação solar de 97°, ocultará novamente o planeta Netuno, nesta oportunidade com uma magnitude visual de 7,9 (CAMPOS, 2023). Trata-se de mais uma rara oportunidade da realização do registro da ocultação (figura. 1) do mais exterior dos planetas existentes no sistema solar passível de ser registrado visualmente por observadores munidos de pequenos instrumentos óticos com aberturas de 150mm ou maiores desta forma é recomendado o emprego lunetas e/ou telescópios.


Observadores localizados na região insular da América Central (Aruba, Barbados, República Dominicana, Guadalupe, São Cristóvão e Nevis, Trinidad e Tobago, bem como Porto Rico, no mar do Caribe) terão a oportunidade de presenciar esse evento em sua fase de Desaparecimento, que abrange também a Costa Rica e o Panamá, de acordo com as Circunstâncias Gerais de Visibilidade apresentadas na Tabela 1. É importante mencionar que a altura do Sol em localidades como Bridgetown, Marigot, Basseterre e nas três localidades de Trinidad e Tobago; fará com que o fenômeno ocorra durante o crepúsculo matutino. Já em San Juan, a altura do Sol indica o evento ocorrendo à luz do dia.

 
Já observadores, então, localizados no centro e ao norte da América do Sul, tomando por base a localidade de Cochabamba. Podemos mencionar que a Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela também poderão observar este evento durante o desaparecimento, conforme apresentado na Tabela 2. Vale mencionar também que em localidades como Belém e Macapá, no Brasil; Rémire-Montjoly, na Guiana Francesa; e Paramaribo, no Suriname, o evento também estará ocorrendo durante a fase crepuscular matutina, antecedendo a luz do dia. 
 

Isso se deve à magnitude visual de Netuno (7,9) e também à proximidade dos horários em que o evento ocorre para cada localidade mencionadas nas tabelas 1 e 2, pois esta fase do evento, estará ocorrendo  antecedendo ao início da fase crepuscular matutina diária naquelas regiões das Américas. Isso nos leva a fazer um breve detalhamento da Figura 2 apresentada.


Conforme podemos vislumbrar em uma rápida análise (projeção de Mercator), as cores das linhas ciano apresentam as curvas do evento de desaparecimento e reaparecimento com a lua no nascer ou no ocaso, dependendo da posição geográfica. A linha contínua branca representa os limites ao norte e ao sul da ocultação, com o evento ocorrendo no período noturno. A linha contínua azul apresenta o limite ao norte e ao sul da ocultação, com o evento ocorrendo durante a fase crepuscular. Por outro lado, a linha pontilhada vermelha, além de indicar o limite norte deste evento, informa que esse fenômeno ocorre à luz do dia.

Ainda utilizando a Figura 2 acima, o evento estará ocorrendo durante a fase diurna no Oceano Atlântico Norte, abrangendo não apenas o norte do continente africano, mas também grande parte da Europa.

Circunstâncias Gerais de visibilidade no Brasil

Não podemos deixar de mencionar ainda que além das localidades mencionadas na tabela 2, este evento também será passível de registros observacionais em outras regiões do Brasil. Assim sendo, encontra-se disponível (figura 3 - Ilustrativa) o suplemento Número 10 para download gratuito no link: Ocultação de Netuno pela Lua em 28/06/2024, onde somente encontra-se as condições de desaparecimento para 40 municípios localizados nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Netuno 

Netuno é o planeta mais externo no sistema solar (HAMILTON, 2017) e um digno representante dos gigantes gasosos; seu diâmetro equatorial possui 49.500 quilômetros; a história da descoberta deste planeta remonta as pequenas irregularidades no movimento observado de Urano e Netuno, estes descobertos em 13 de março de 1781 por William Herschel e em 23 de setembro de 1846 por Johann Gottfried Galle e também e Louis d'Arrest no Observatório de Berlim, após as análises matemáticas feitas por Urbain Jean Joseph Le Verrier (CAMPOS, 2015).

Esta será a primeira oportunidade de se observar uma ocultação deste planeta neste ano, sendo que das 13 ocultações previstas, apenas a que ocorrerá em 28 de junho próximo, será passível de acompanhamento na América do Sul o que faz com que este fenômeno se torne a primeira oportunidade favorável neste período.  Este ciclo finalizar-se-á em 01 de fevereiro do próximo ano quando uma pequena região próxima ao Mar de Bering terá visibilidade de evento semelhante. Um novo ciclo de ocultações deste planeta iniciar-se-á somente em 2033 estendendo-se até o ano de 2035 (HERALD, 2014).

Sites recomendados:

www.rea-brasil.org/ocultacoes

"Como observar"

http://www.rea-brasil.org/ocultacoes/observar.htm

"formulário de reporte"

http://www.rea-brasil.org/ocultacoes/1reporte_ocultacoes_lunares_v2.0c2_portugues.xls (ocultações lunares) ou

http://www.rea-brasil.org/ocultacoes/reporte_asteroides.xls 

(ocultações de estrelas por asteroides).

No Facebook:

https://www.facebook.com/groups/806932362709528/

Ocultações Astronômicas”.

Este grupo destina-se à divulgação e discussão de eventos astronômicos na área de 'Ocultações'. Ocultações de estrelas e planetas pela Lua, ocultações de estrelas por asteroides e as técnicas empregadas para o registro destes eventos.

Boas Observações!

Referências:

Mourão, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987,  914P.

CAMPOS, Antônio Rosa (Org.). Almanaque Astronômico Brasileiro 2024. Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG), 02 de dezembro de 2023. 163 páginas. Disponível para download gratuito em: [https://drive.google.com/file/d/1M8iuzi67xYPrKj_uNjQRhsGtyOxGJ5rO/view?usp=sharing]. Acesso em: 02 Dez. 2023.

_______, Olá Plutão e Caronte. Prazer em conhecer-lhes! Sky and Observers, 14 Julho 2015. Disponível em: <https://goo.gl/T6ELiK> Acesso em: 17 Jan. 2017.

Hamilton, Calvin J. Netuno. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/solar/neptune.htm> Acesso em: 17 Jan. 2017.

Herald, Dave. Occult4 v4.1.0.27 (24 March. 2014) Uptade v4.2.0 available in: <http://www.lunar-occultations.com/occult4/occultupdate.zip> Acess in 21 Abr. 2017.

Robinson, Rob. IOTA (Webmasters Homepage) <http://www.lunar-occultations.com/iota/iotandx.htm> - Acess in 16 Jan. 2017.

Postagem Anterior Próxima Postagem