O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos

Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porção norte-americana Centro dos Estados Unidos e leste do Canadá (Figura 1). Ele é passível de observação, inclusive de modo parcial, no Oeste na Europa, América do Norte, Norte na América do Sul, Pacífico, Atlântico, Ártico.

A Faixa Central da Totalidade em Detalhes

A faixa central de totalidade estimada em 197,5 km de largura inicia-se sobre o Oceano Pacífico em algum lugar a 1230 km a noroeste de Bora Bora, na Polinésia Francesa. Seguindo em direção à costa oeste do México, onde o eclipse atingirá seu ponto máximo a 30 km a noroeste da localidade de Gómez Palacio, no estado de Durango, encontrará este eclipse a duração da totalidade máxima estimada em 04m28.2s. Ela então atravessará o Rio Grande já na fronteira dos Estados Unidos (Texas). Ao cruzar grandes centros urbanos como Austin e Dallas (engloba as localidades contíguas), cortará o sudeste do estado de Oklahoma em direção ao Arkansas. 

A faixa ainda percorrerá o sudeste do Missouri, cortará os estados de Indiana (Dayton, Greenwood e Indianapolis) e Ohio, atravessando o noroeste da Pensilvânia, o norte do estado de Nova York e Marshfield e Montpelier no estado norte-americano de Vermont, quando então alcança o centro do Maine, chegando então à costa leste canadense, pela província de New Brunswick, mergulha no Golfo de São Lourenço, encontra Saint-Pierre e Miquelon próximo à costa de Newfoundland, no Canadá, antes de se perder em algum ponto do Atlântico Norte próximo às coordenadas: Lat: 47 37.0N e Long: 019 47.2W, bem próximo à Europa, após percorrer cerca de 14.880 km (Figura 1).

A tabela 1 abaixo apresentada apresenta os intervalos de tempo em que a totalidade deste eclipse será observada nas regiões da América do Norte abrangendo os Estados Unidos, México e Canadá.

As regiões de Parcialidade 

No entanto, é importante ressaltar que algumas localidades tanto ao norte quanto ao sul desta faixa central observarão um eclipse parcial. Entre essas regiões destacam-se a Polinésia Francesa, Ilha de Clipperton, Ilhas Cook, Ilha de Clipperton, Quiribáti, Ilha Jarvis, Recife Kingman, Atol de Palmira, São Pedro e Miquelon, Groenlândia e Açores em Portugal. 

Nestas áreas, será possível vivenciar uma experiência verdadeiramente singular, mesmo não atingindo a totalidade do eclipse, apresento na tabela 2.

É importante mencionar que localidades situadas ao sul da faixa de totalidade, que se encontram na região da América Central (Aruba, Belize, Costa Rica, Cuba, Ilhas Cayman, República Dominicana, El Salvador, Guadalupe, Guatemala, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Porto Rico, Panamá e São Cristóvão e Nevis), terão visibilidade parcial deste eclipse. Além disso, uma estreitíssima porção da América do Sul, que abrange o norte da Colômbia (Cartagena e Riohacha) e o noroeste da Venezuela até a Península de Paraguaná, também observará o fenômeno de forma parcial.

O Ciclo de Saros

É a periodicidade e recorrência com que os eclipses se repetem aproximadamente na mesma sequência, embora a sua visibilidade seja deslocada em cerca de 120º para oeste, na superfície terrestre. Compreende 6.585,32 dias, ou 18 anos, 11 dias e 8 horas, e é aproximadamente igual ao ciclo de regressão dos nodos da órbita lunar, no curso do qual os centros do Sol e da Lua, e a linha dos nodos quase voltam às mesmas posições relativas (MOURÃO, 1987). Cada série normalmente dura de 12 a 15 séculos e contém 70 ou mais eclipses lunares.

Saros Série 139

Assim sendo sob esse contexto, o Saro deste eclipse que iniciou a serie 139 ocorreu em 17 de maio de 1501, com um eclipse parcial no hemisfério norte e terá seu término com a ocorrência de um eclipse parcial no hemisfério sul em 03 de julho de 2763. Então esse evento é o de número 30 de 71 ocorrências desta série (ESPENAK & MEEUS, 2023) a qual compartilha características semelhantes com outros eventos que ocorreram no passado e que ocorrerão no futuro. Esta informação adiciona profundidade à compreensão do fenômeno e destaca a regularidade e previsibilidade dos eventos astronômicos.

Conclusão

A ocorrência destes eclipses certamente proporciona a todos os nós (amadores e profissionais da astronomia) a apreciação de um fenômeno de rara beleza para aqueles que por ventura estejam dentro de seu cone de sombra (na faixa de totalidade) ou mesmo nas regiões em que se tenha o privilégio de  acompanhar esse fenômeno de modo parcial como acima mencionado. 

Certamente esses observadores novamente darão razão ao astrônomo norte-americano, o conhecido “caçador de eclipses” Jay Myron Pasachoff quando compara a diferença entre observar um eclipse solar parcial e um total; à sensação é de assistirmos uma ópera ou ficar do lado de fora do teatro; não devemos pensar que Pasachoff está exagerando, entretanto o registro científico de qualquer evento astronômico, quando compartilhado é extremamente gratificante, visto que além de observador, passamos também a condição de participantes do fenômeno (CAMPOS, 2023).

Boas Observações!

Referências:

MOURÃO, R.R.F. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987,  914P.

CAMPOS, Antônio Rosa (Org.). Almanaque Astronômico Brasileiro 2024. Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais (CEAMIG), 02 de dezembro de 2023. 163 páginas. Disponível para download gratuito em: [https://drive.google.com/file/d/1M8iuzi67xYPrKj_uNjQRhsGtyOxGJ5rO/view?usp=sharing]. Acesso em: 02 Dez. 2023.

___________. Sky and Observers: O Eclipse Anular do Sol em 14 Outubro 2023. Disponível em: <https://is.gd/eclipse_out_2023> Acesso em 25 Dez. 2023.

ESPENAK, Fred; MEEUS, Jean. Previsões de Eclipse de Fred Espenak e Jean Meeus (GSFC da NASA). Eclipse Saros 113. https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEsaros/SEsaros139.html. Acesso em: 20 Dez. 2023.

Ford, Dominic ©; Website: The In-The-Sky.org Planetarium <Online Planetarium - https://in-the-sky.org/news.php?id=20240325_09_100>: Acesso em 18 Dez 2023.

Herald, D. Occult4 v4.1.0.27 (24 March. 2014) Uptade v4.2.0 available in: <http://www.lunar-occultations.com/occult4/occultupdate.zip> Acesso em: 24 Dez. 2023.

Postagem Anterior Próxima Postagem