O Cometa 12P/Pons-Brooks em Abril.

 Breno de Castro Campos

Entre 05 de abril e 05 de Junho próximo, o cometa Cometa 12P/Pons-Brooks estará com seu posicionamento favorável às observações, quando então sua magnitude chegará a 4.4 a 4.8 (CAMPOS, 2023, MPC), portanto dentro dos limites de magnitudes observáveis de instrumentos óticos de pequeno porte/registros fotográficos. A tabela abaixo apresenta suas efemérides e bem como uma carta celeste ilustrativa (aerith.net e MPC), objetivando sua localização nos próximos dias.


Gráfico de Magnitude nos próximos anos:


Carta celeste do cometa:


Nos confins do Sistema Solar, em sua dança cósmica de bilhões de anos, um viajante distinto atravessa os céus com uma majestade efêmera e uma história rica em mistério e fascínio: o Cometa 12P/Pons-Brooks.

Descoberto pela primeira vez em 1812 pelos astrônomos franceses Jean-Louis Pons e americano William Robert Brooks, este cometa cativou gerações de observadores do céu com suas aparições cintilantes e imprevisíveis. Sua órbita, que o leva ao redor do Sol a cada 70,5 anos, o coloca em uma dança cósmica que o traz periodicamente para o interior do Sistema Solar, oferecendo vislumbres espetaculares de sua cauda brilhante e cabeça difusa.

A jornada do Cometa 12P/Pons-Brooks é uma narrativa de extrema beleza e mistério. À medida que se aproxima do Sol em sua trajetória elíptica, os gelos e poeiras que compõem seu núcleo são aquecidos e começam a vaporizar, criando uma cauda luminosa que se estende pelo céu noturno. Essa cauda pode se estender por milhões de quilômetros, deixando um rastro celestial que desafia a imaginação humana.

Sua última aparição ocorreu em [inserir ano], quando pintou os céus com sua presença celestial. Observadores de todo o mundo viram-no atravessar os céus, inspirando admiração e contemplação. Cada aparição do Cometa 12P/Pons-Brooks é um lembrete humilde de nossa posição no vasto cosmos, uma oportunidade para refletir sobre a natureza fugaz e espetacular do universo ao nosso redor.

Embora sua presença seja breve, o Cometa 12P/Pons-Brooks deixa uma marca indelével em nossas memórias e nos lembra da beleza efêmera e da grandiosidade do universo. À medida que continua sua jornada através do espaço, aguardamos ansiosamente sua próxima visita, quando mais uma vez iluminará os céus e nos lembrará da maravilha infinita do cosmos. 


Elementos orbitais dados de 26/03/2024: 

Almanaque Astronômico Brasileiro 2024:  



À medida que nos aproximamos dos próximos anos, os observadores do céu estão aguardando com grande expectativa a próxima aparição do Cometa 12P/Pons-Brooks. Prevista para ocorrer em [2024, apesar de estar baixo no horizonte em relação a Belo Horizonte], esta será uma oportunidade emocionante para testemunhar mais uma vez a passagem deslumbrante deste viajante cósmico pelos céus.

À medida que o cometa se aproxima de seu periélio, o ponto mais próximo de sua órbita ao redor do Sol, espera-se que sua atividade aumente, liberando gases e poeira e criando uma cauda espetacular que brilhará no céu noturno. Astrônomos amadores e profissionais estarão preparados para capturar cada momento dessa exibição celestial, utilizando telescópios, câmeras e equipamentos de observação avançados para registrar e estudar o comportamento do cometa.

Os entusiastas da astronomia de todo o mundo estarão ansiosos para testemunhar a passagem do Cometa 12P/Pons-Brooks, planejando viagens para locais com céus escuros e desobstruídos para obter as melhores vistas. A expectativa é alta para uma aparição impressionante e memorável que irá inspirar admiração e contemplação em todos os que tiverem a sorte de testemunhá-la.

À medida que aguardamos com antecipação a chegada deste espetáculo celestial, somos lembrados da beleza e da grandiosidade do universo ao nosso redor. A passagem do Cometa 12P/Pons-Brooks será mais uma oportunidade para nos conectar com o cosmos e apreciar a maravilha e a diversidade dos fenômenos celestes que pontuam nosso céu noturno. 


Boas observações e céus limpos!


Notas:

1 = As coordenadas equatoriais ascensão reta e declinação (J2000.0) são apresentadas no formato HH:MM:SS (hora/grau, minuto e segundo).

Referências:

Campos, A.R. Almanaque Astronômico Brasileiro 2024. Belo Horizonte: Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), 2023. 158p. Disponível em: https://is.gd/Alma_2025 <URL Alternativa: https://drive.google.com/file/d/1g5Xx3ckEtmfmdbDM7C4o1CdlJ0FophHx/view?usp=sharing> Acesso em: 26 Mar. 2024.

 IAU (MPC). http://www.minorplanetcenter.net/iau/lists/NumberedMPs000001.html - Acesso em 26 Mar. 2014.

 Aerith: http://www.aerith.net/index.html -  Acesso em 26 Mar. 2014.

Postagem Anterior Próxima Postagem