A ocultação de Netuno pela Lua em 20 de maio 2017.

arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil – AWB

Em 20 de maio próximo, a Lua -37% iluminada e com a elongação solar de 75° ocultará o planeta Netuno, nesta oportunidade com uma magnitude visual de 7.9. Trata-se de uma rara oportunidade da realização do registro da ocultação do mais exterior dos planetas existentes no sistema solar; sendo este evento passível de ser registrado visualmente por observadores munidos de pequenos instrumentos óticos com aberturas de 150mm ou maiores como: lunetas e telescópios.

Somente a fase do reaparecimento do disco do planeta poderá ser observada de uma pequena região a sudeste da América do Sul (extremo sul do Brasil e leste do Uruguai), conforme podemos vislumbrar pelo mapa global (projeção Mercator) apresentado acima na figura 1.

A tabela 1 abaixo apresenta circunstâncias gerais de visibilidade (reaparecimento) deste evento, que ocorre muito próximo à linha d’água do oceano Atlântico, para as localidades da região sul do Brasil.

Podemos ainda mencionar que a região austral do continente africano (África do Sul, Moçambique, Zâmbia e Zimbabué), bem como ainda as regiões insulares do oceano Índico (Madagascar e Maurício bem como a ilha da Reunião), o fenômeno ocorrerá na faixa diurna.

Na tabela 2, podemos encontrar as circunstâncias gerais da visibilidade deste evento para diversas localidades no continente africano, com enfoque na especial circunstância de uma ocultação rasante nas proximidades da cidade de Lusaka (Zâmbia); Já a cidade de Kitwe e prevista a ocorrência de Missing (Não ocultação) conforme apresentado na figura 2.

Netuno 

Netuno é o planeta mais externo no sistema solar e um digno representante dos gigantes gasosos; seu diâmetro equatorial possui 49.500 quilômetros; a história da descoberta deste planeta remonta as pequenas irregularidades no movimento observado de Urano e Netuno, estes descobertos em 13 de março de 1781 por William Herschel e em 23 de setembro de 1846 por Johann Gottfried Galle e também e Louis d'Arrest no Observatório de Berlim, após as análises matemáticas feitas por Urbain Jean Joseph Le Verrier (CAMPOS, 2015).

Esta será a sexta oportunidade de se observar uma ocultação deste planeta neste ano, sendo que das 13 ocultações previstas quatro são passíveis de se acompanhar da América do Sul sendo a mais favorável neste período, a ocorrência de 06 de setembro próximo visível na região sul do continente americano (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai) no período noturno com Netuno apresentando uma magnitude visual de 7.8 naquela oportunidade.

Sites recomendados:

"Como observar"
"formulário de reporte"
(ocultações de estrelas por asteroides).

No Facebook:

“Ocultações Astronômicas”.

Este grupo destina-se à divulgação e discussão de eventos astronômicos na área de 'Ocultações'. Ocultações de estrelas e planetas pela Lua, ocultações de estrelas por asteroides e as técnicas empregadas para o registro destes eventos.

Boas Observações!

Referências:

- MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987,  914P.

CAMPOS, Antônio Rosa. Almanaque Astronômico Brasileiro 2017. Belo Horizonte: Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), 2016. 135p. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/0B92tNur3vviSSGoyYW9lNlg5SFU/view?usp=sharing> Acesso em 02 Dez. 2016.

_______, Olá Plutão e Caronte. Prazer em conhecer-lhes! Sky and Observers, 14 Julho 2015. Disponível em: <https://goo.gl/T6ELiK> Acesso em: 17 Jan. 2017.

HAMILTON, Calvin J. Netuno. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/solar/neptune.htm> Acesso em: 17 Jan. 2017.

HERALD, Dave. Occult4 v4.1.0.27 (24 March. 2014) Uptade v4.2.0 available in: <http://www.lunar-occultations.com/occult4/occultupdate.zip> Acess in 12 May. 2017.

- ROBINSON, Rob. IOTA (Webmasters Homepage) <http://www.lunar-occultations.com/iota/iotandx.htm> - Acess in 16 Jan. 2017.
Postagem Anterior Próxima Postagem