Largue o cel e olhe para o céu #9

Galáxia do Sombrero

Aléxia Lage


Para que você possa guardar um resumo sobre o assunto desta coluna, baixe gratuitamente a ficha que contém dados astronômicos sobre o objeto em foco, de forma que possa sempre consultá-los quando precisar. Você pode baixar o arquivo aqui: Ficha de Catalogação #008 – M 104 – Galáxia do Sombrero

M 104 ou NGC 4594 é uma galáxia espiral, conhecida como Galáxia do Sombrero e se localiza na constelação de Virgem (Virgo). Assim, serão apresentadas primeiramente informações sobre essa constelação.
Para entender a origem do nome Virgem e sua conformação, é preciso entender a influência das mitologias greco-romana nas denominações celestes. O poeta grego Hesíodo a considerava como sendo Dice, a personificação da Justiça. Ela era filha de Zeus, o pai dos deuses, e de Têmis, a deusa-guardiã dos juramentos dos homens e da lei.  De acordo com o mitógrafo Arato, inicialmente ela era imortal e conviveu com os homens na Terra, que a chamavam de Justiça. Quando eles deixaram de respeitar a justiça, ela se retirou para as montanhas. Com o decorrer do tempo, os humanos foram se envolvendo em guerras e ela definitivamente os abandonou e subiu aos céus. Esta constelação foi associada em outras versões com Deméter/Demetra, divindade protetora da agricultura, porque segura uma espiga de grãos em uma de suas mãos (Figura 1). Outros lhes consideravam Ísis (deusa egípcia), Atárgatis (deusa síria da fertilidade) e Tyche (que representa o acaso, a fortuna, sejam eles bons ou ruins) (CONSTELLATION GUIDE, [s.d.]; ERATÓSTENES, 1999).


Figura 1 - Constelação de Virgem conforme visualizada no software Stellarium. Fonte: (STELLARIUM DEVELOPERS, 2020)

Virgem pode ser vista em latitudes entre +80° e -80° (CONSTELLATION GUIDE, 2020a), tendo como constelações vizinhas Serpens (a parte da cabeça da serpente), Boötes, Coma Berenices, Leo, Hydra, Crater, Corvus e Libra (CONSTELLATION GUIDE, [s.d.])(Figura 2).


Figura 2 - Constelações de Virgo, Serpens (a parte da cabeça da serpente), Boötes, Coma Berenices, Leo, Hydra, Crater, Corvus e Libra, conforme visualizadas no software Stellarium. A linha vermelha delimita a área de cada constelação. Fonte: (STELLARIUM DEVELOPERS, 2020)
Oficialmente, a constelação recebe a designação Virgo, a abreviatura Vir e as estrelas pertencentes a ela podem ser referenciadas pelas letras gregas seguidas pelo genitivo Virginis. As estrelas principais de Virgem são: Spica (α Virginis ou α Vir), Zazijava (β Virginis ou β Vir), Porrima (γ Virginis ou γ Vir), Minelauva (δ Virginis ou δ Vir), Vindemiatrix (ε Virginis ou ε Vir), Heze (ζ Virginis ou ζ Vir), Kang (κ Virginis ou κ Vir), Syrma (ι Virginis ou ι Vir), Zaniah (h Virginis ou h Vir),  Rigilawwa (μ Virginis ou μ Vir), τ Virginis ou τ Vir, ν Virginis ou ν Vir, e 109 Vir (Figura 3) (RÉ; DE ALMEIDA, 2000) (STELLARIUM DEVELOPERS, 2020).

Figura 3 - Constelação de Virgem conforme visualizada no software Stellarium e as suas principais estrelas. Fonte: (STELLARIUM DEVELOPERS, 2020)

Em Virgem, localiza-se um dos dois pontos onde o equador celeste cruza com a eclíptica, denominado Ponto de Libra (Figura 4).

Figura 4 – Localização do Ponto de Libra na constelação de Virgem. Fonte: (STELLARIUM DEVELOPERS, 2020)
É também nesta constelação que se localiza Sombrero, uma galáxia espiral que se parece com um chapéu mexicano. Essa similaridade se deve ao formato que ela possui. A parte central é composta por um bojo brilhante e esbranquiçado, cheio de bilhões de estrelas muito antigas, responsáveis pelo brilho intenso nessa região. É cercado por faixas grossas de poeira e gás hidrogênio, nas quais se formam as estrelas de NGC 4594, contendo a maioria do gás molecular frio dessa galáxia e também as estrelas mais novas e mais luminosas. Envolvendo isso tudo, acha-se um halo de aglomerados globulares e estrelas, que aparece reluzente em imagens de luz visível e cuja massa e tamanho são compatíveis com uma grande galáxia eclíptica, como revelado pelas imagens do Telescópio Espacial Spitzer da NASA (Figura 5) (CONSTELLATION GUIDE, 3013b).

Figura 5 – M 104 – Galáxia do Sombrero - Crédito da foto: ESO/IDA/Danish 1.5 m/R. Gendler and J.-E. Ovaldsen – License: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/  (ESO/IDA/DANISH 1.5 M/R. GENDLER AND J.-E. OVALDSEN, 2015)

M 104 está localizado próximo ao limite da constelação de Virgo com Corvus (Figura 6) e foi descoberto em 1781 pelo astrônomo francês Pierre Méchain. Embora Charles Messier tenha observado esse DSO, ele não o incluiu originalmente em seu catálogo. Em 1912, Vesto Slipher, astrônomo americano do Lowell Observatory, observou que a galáxia tinha um redshift muito grande, o que demonstrava que ela estava fora da Via Láctea e se afastando de nós, o que provava que o Universo está em expansão (THE PLANETS, 2020). Em 1921, o astrônomo francês Camille Flammarion a incluiu no catálogo Messier, pois havia descoberto registros do próprio Messier sobre essa galáxia. NGC 4594 também contém quase 2000 aglomerados globulares, entre 10 a 13 bilhões de anos de idade. Está a 29,3 milhões de anos-luz da Terra, com magnitude visual aparente de +8.98 e sua massa é de cerca de 800 bilhões de vezes a do Sol. Ao centro de M 104 se encontra um buraco negro supermassivo, descoberto na década de 1990 (CONSTELLATION GUIDE, 3013b; MESSIER OBJECTS, 2015).
Figura 6 – Localização da Galáxia do Sombrero na constelação de Virgem. Fonte: (STELLARIUM DEVELOPERS, 2020)

Sombrero não pode ser visualizado a olho nu, mas pode ser observado por meio de binóculos (7x35, por exemplo) ou um telescópio de 100mm de abertura. O bojo central da galáxia pode ser melhor visto em um telescópio de tamanho médio, sendo que para distingui-lo é necessário pelo menos um de 200mm. Já a faixa de poeira somente é visível em telescópios maiores, a partir de 250mm de abertura (CONSTELLATION GUIDE, 3013b).

O texto foi útil para você? Agradecemos a todos aqueles que puderem deixar seus comentários com críticas e sugestões para a coluna e o material por ela disponibilizado.

EDIÇÕES ANTERIORES

Referências:

CONSTELLATION GUIDE. Constellation List. Disponível em: <https://www.constellation-guide.com/constellation-list/>. Acesso em: 25 abr. 2020a.

CONSTELLATION GUIDE. Sombrero Galaxy - Messier 104. Disponível em: <https://www.constellation-guide.com/sombrero-galaxy-messier-104/>. Acesso em: 24 maio. 2020b.

CONSTELLATION GUIDE. Virgo Constellation: Myth, Stars, Facts, Star Map, Location. Disponível em: <https://www.constellation-guide.com/constellation-list/virgo-constellation/>. Acesso em: 24 maio. 2020.

ERATÓSTENES. Mitología del Firmamento (Catasterimos). Tradução: Guerra, Antonio Guzmán. Madrid: Alianza Editorial, 1999.

ESO/IDA/DANISH 1.5 M/R. GENDLER AND J.-E. OVALDSEN. The Sombrero Galaxy. Disponível em: <https://www.eso.org/public/brazil/images/sombrero/>. Acesso em: 24 maio. 2020.

MESSIER OBJECTS. Messier 104: Sombrero Galaxy, 10 set. 2015. Disponível em: <https://www.messier-objects.com/messier-104-sombrero-galaxy/>. Acesso em: 31 maio. 2020

RÉ, P.; DE ALMEIDA, G. Observar o céu profundo. Lisboa: Plátano, 2000.
STELLARIUM DEVELOPERS. Constelação de Virgem. Boston: Stellarium.org, 2020. v. 0.20.1

THE PLANETS. Sombrero Galaxy Facts. Disponível em: <https://theplanets.org/sombrero-galaxy/>. Acesso em: 31 maio. 2020.

Postagem Anterior Próxima Postagem