Translate

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Largue o cel e olhe para o céu #1

De onde veio esta frase?


Há um ano atrás, voltando para casa à noite com um motorista chamado Allan, de um dos aplicativos de transporte particular, eu fui surpreendida com uma conversa incrivelmente agradável e muito curiosa. À certa altura, nós falávamos sobre o uso exagerado do celular e como havia tanta coisa boa por aí para se prestar atenção. Foi quando ele me disse:

- "Por que as pessoas não olham para o céu?"

Fiquei com aquela expressão de surpresa, pois eu não havia comentado nada que também gostava muito de observar o céu. Quando ia responder, ele me abordou com uma nova pergunta, que me deixou totalmente sem reação:

- "A senhora por acaso tem visto Marte?"

Marte estava muito visível e brilhante no céu naquela época, sendo facilmente observável. Creio que fiquei uns segundos de boca aberta, completamente admirada, porque o mais comum é perguntarem sobre o nome daquela “estrela” avermelhada.

Então respondi que sim, que estava a cada dia mais bonito havendo um motivo particular para estar dessa maneira. Porém, na minha mente eu me perguntava intrigada: "- Como ele havia identificado que era Marte? Ele falou com uma segurança tão grande!"

Assim, eu perguntei como ele sabia disso. E mais uma vez fiquei perplexa com a sua resposta:

- "Eu pesquisei!", ele me respondeu.

Minha incredulidade era enorme, junto com a felicidade ao perceber que ainda temos gente antenada por aí, que não se contenta em apenas ver as coisas rapidamente, para logo em seguida largar de lado.

E para encerrar a prosa, que já estava com aquele gosto de “quero mais”, ele ainda brincou com as palavras “cel” e “céu”, como que fechando o assunto sobre o que estamos perdendo do Universo, por ficar tanto tempo de cabeça baixa olhando somente o celular:

- "Largue o cel e olhe para o céu!", disse ele.

Desde então essa frase se tornou inesquecível para mim, se tornando um lembrete cotidiano para pararmos um pouco a nossa correria e dedicarmos alguns minutos a contemplar o céu.

Passado um ano do ocorrido, recebi o convite de escrever mensalmente esta coluna, cujo título é essa mesma frase. É minha forma de homenagear o Allan, e também de chamar a atenção para o céu que podemos explorar, bastando querer observá-lo com um pouco mais de atenção. Assim, esta seção se dedicará a abordar diversos temas relacionados à Astronomia, e especialmente os objetos do céu profundo (DSO - Deep Sky Object).

Em novembro, vamos começar abordando um DSO muito bonito: a Nebulosa de Órion. Quer conhecê-la mais? Venha comigo nesta jornada exploratória que estamos apenas começando...

EDIÇÕES ANTERIORES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porç...