Translate

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

A ocultação diurna de Vênus pela Lua em 31 de janeiro 2019!


Em 31 de janeiro próximo, a Lua -15% iluminada e com elongação do Sol 45°, ocultará o disco do planeta Vênus, magnitude -4.3 e diâmetro 19.21" (Figura 1). Proporcionando um belo espetáculo aos observadores munidos com pequenos instrumentos óticos como: binóculos, lunetas e telescópios, e com experiência neste tipo de observação. Esse evento poderá ser observado numa grande extensão da região austral do continente sul americano e também na região do oceano pacífico.


Desta forma os observadores localizados na região do Oceano Pacífico sul (Polinésia Francesa) – e regiões adjacentes do "Tahiti e suas Ilhas", poderão acompanhar as fases de desaparecimento e reaparecimento deste evento, conforme e apresentado na tabela 1.


 Já os observadores localizados na América Central (região insular: Costa Rica e Panamá) bem como região do mar do Caribe (Aruba), poderão acompanhar esse evento, conforme apresentado na tabela 2 respectivamente.


Este evento também poderá ser acompanhado da grade parte da América do Sul, sendo o norte do Chile, Colômbia e Peru, regiões bastante privilegiadas; entretanto além das nações mencionadas este evento poderá ser acompanhado também da Bolívia, Brasil, Equador e Venezuela, conforme apresentado na tabela 3.


Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e reaparecimento acima mencionadas, abaixo apresentamos o mapa global (figura 2) com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange demais ilhas localizadas nos oceanos Atlântico e Pacífico.


Vênus

O planeta Vênus, já conhecido desde os tempos antigos, continua sendo um dos planetas mais observados por parte dos astrônomos e também desperta o interesse do grande público quando se encontra em período de suas máximas elongações, época em que também ocorre seu máximo brilho, quando então após o Sol e Lua, torna-se o objeto astronômico mais brilhante da esfera celeste. A figura 3 abaixo, apresenta uma imagem da superfície deste planeta excluindo nuvens de sua atmosfera.

 

A importância do registro desses eventos, além de possibilitar ao astrofotógrafo incremento no acervo fotográfico contribui também sempre de forma pró-ativa, com que clubes, núcleos e grupos de estudos astronômicos; bem como ainda planetários e observatórios voltados para essas atividades observacionais, possam planejar as atividades de modo a receber o público, contribuindo assim com a difusão da ciência astronômica.

Sites recomendados:

"Como observar"
"formulário de reporte"
(ocultações de estrelas por asteroides).

No Facebook:

“Ocultações Astronômicas”.

Este grupo destina-se à divulgação e discussão de eventos astronômicos na área de 'Ocultações'. Ocultações de estrelas e planetas pela Lua, ocultações de estrelas por asteroides e as técnicas empregadas para o registro destes eventos.

Boas Observações!

Referências:

- MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987,  914P.

- CAMPOS, Antônio Rosa. Almanaque Astronômico Brasileiro 2019. Belo Horizonte: Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), 2018. 197p. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/1MDUD98pgALzQFNmM200ftLQRuVDS0Vsu/view> Acesso em 02 Dez 2018.

- ____________. Sky and Observers, A ocultação de Vênus pela Lua em 16 fevereiro 2018! Disponível em: < http://sky-observers.blogspot.com/2018/02/a-ocultacao-diurna-de-venus-pela-lua-em.html> Acesso em:  11 Dez. 2018.

- HERALD, David. Occult v 4.0.8.18, (IOTA). Disponível em <http://www.lunar-occultations.com/iota/occult4.htm>. Acesso em: 09 set. 2014. Windows 7/ Professional.

- CHEVALLEY, Patrick. SkyChart / Cartes du Ciel - Version 3.8, March. 2013. Disponível em:  <http://ap-i.net/skychart/start?id=en/start>. - Acesso em: 29 Out. 2018.

- Astronomical Software Occult v4.1.0.11 (David Herald - IOTA) - acesso em: 11 Dez. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porç...