arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil – AWB
Em de 29 setembro próximo, a Lua -2% iluminada e uma elongação solar de 18° ocultará o disco do planeta Mercúrio com a respectiva magnitude visual de -0.6 (Figura 1). Proporcionando um belo espetáculo aos observadores munidos com pequenos instrumentos óticos como: lunetas e telescópios; esse evento poderá ser observado em boa parte da superfície terrestre. É importante que os observadores tenham conhecimento prévio da altura do disco solar de cronometragem desta ocultação.
Assim sendo, os observadores localizados numa região estreita do continente africano (África do Sul), poderão acompanhar a fase de desaparecimento e reaparecimento dessa estrela, na fase diurna do dia conforme apresentado na tabela 1.
Já os observadores localizados na região central da América do Sul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), poderão também acompanhar as fases de desaparecimento e reaparecimento dessa estrela conforme apresentado na tabela 2.
Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e reaparecimento acima mencionadas, abaixo apresentamos o mapa global (figura 2) com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange ilhas localizadas no Oceano Atlântico e Oceano Índico respectivamente.
O planeta Mercúrio
Devido a sua proximidade do Sol Jamais se afasta de um ângulo superior a 28º, devido seu pequeno diâmetro e estar quase sempre mergulhado nas fases do crepúsculo, dificilmente é visto. A mais antiga referência se encontra entre os babilônios sendo a mais remota observação de Mercúrio foi efetuada em 15 de novembro do ano 265 a.C, quando o planeta se apresentou alinhado com as estrelas Alfa e Beta do Escorpião a uma distância de um diâmetro lunar. Em 9 de junho de 118 d.C., os chineses observaram-no próximo do aglomerado do Presépio no Câncer.
Sites recomendados:
"Como observar"
"formulário de reporte"
http://www.rea-brasil.org/ocultacoes/1reporte_ocultacoes_lunares_v2.0c2_portugues.xls (ocultações lunares) ou
(ocultações de estrelas por asteroides).
No Facebook:
“Ocultações Astronômicas”.
Este grupo destina-se à divulgação e discussão de eventos astronômicos na área de 'Ocultações'. Ocultações de estrelas e planetas pela Lua, ocultações de estrelas por asteroides e as técnicas empregadas para o registro destes eventos.
Boas Observações!
Referências:
- MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987, 914P.
- CAMPOS, Antônio Rosa. Almanaque Astronômico Brasileiro 2016. Belo Horizonte: Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), 2015. 115p. Disponível em: <http://www.ceamig.org.br/5_divu/alma2016.pdf> Acesso em 17 Nov. 2015.
- HERALD, Dave. Occult4 v4.1.0.27 (24 March. 2014) Uptade v4.2.0 available in: <http://www.lunar-occultations.com/occult4/occultupdate.zip> Acess in 28 Abr. 2016.