Translate

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agosto de 2012 e o evento da Lua Azul

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil - AWB

Segundo explica-nos o Astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão em seu Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, temos para a definição de lua Azul a seguinte definição:

-.-.-.
Lua Azul. 1. Coloração levemente azulada do disco aparente da Lua, provocada pela interposição de partículas - cinza, poeira vulcânica, etc. - na alta atmosfera terrestre. Em grande quantidade, tais partículas absorvem as radiações vermelhas e produzem a coloração azulada na imagem lunar. É um fenômeno raro, e deu origem, nos tempo medievais, quando a lua cheia era a principal fonte de iluminação a noite, a expressão uma vez na lua azul". Provavelmente nele inspirados, o compositor Richard Rogers e o letrista Lorenz Hart, norte-americanos, escreveram a famosa canção "Blue Moon": Blue moon, you saw me stading alone, without a dream in my heart, without a love of my own ("Lua azul, você me viu sozinho sem um sonho no meu coração, sem um amor pra mim"). 2. Ocorrência de duas luas cheias no mesmo mês.
-.-.-.

Certa vez, eu e o casal de amigos (Kleber e sua Sra. Cláudia), retornávamos de Ouro Preto num dos sábados quando estávamos em formação no Curso de Astronomia na Universidade Federal de Ouro Preto; era novembro de 2001 e pudemos apreciar uma linda noite de luar.

Ocorreu realmente naquele mês de novembro o evento “Lua Azul” e essa ocorrência se repetirá neste mês.

Vejamos:

- A primeira Lua cheia neste mês ocorrerá em 2 de agosto às 00:27 (hora de Brasília –GMT – 03:00H), quinta-feira.

- A segunda Lua cheia (então denominada de “Lua Azul) neste mês ocorrerá no dia 31 de agosto às 10:58 (sexta-feira).

Abaixo no quadro 1, podemos novamente rever suas respectivas fases, bem como os dias e horários:

O fenômeno está relacionado somente a evolução desta em torno da Terra, em cerca de 27 dias e 8 horas. Após este mês, o fenômeno se dará novamente em julho de 2015, quando o evento (duas luas cheias num mesmo mês) terá nova ocorrência.

Portanto desejo a todos amigos e enamorados (porque não ?!?) boas observações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porç...