Translate

terça-feira, 1 de maio de 2012

A ocultação de mu Sagittari pela Lua em 09 Maio 2012

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil - AWB

Na madrugada de 09 de maio próximo, a Lua - 86% iluminada e com uma elongação de 136°, ocultará a estrela mu Sagittarii de magnitude 3.8 (Figura 1). Proporcionando um belo espetáculo aos observadores munidos com pequenos instrumentos óticos como: binóculos, lunetas e telescópios, esse evento poderá ser observado numa grande extensão do continente sul americano.


Observadores localizados em grande parte da América do Sul, (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru), poderão acompanhar esse evento.

Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e Reaparecimento acima mencionadas, abaixo está o mapa global com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange além da América do Sul, o oeste do continente africano e ilhas situadas próximo a costa sul americana dos oceanos atlântico e pacífico (figura 2).


Mu Sagittarii ainda não é muito bem compreendida. Brilhando com magnitude 3.8, provavelmente trata-se de uma dupla eclipsante que possui três, possivelmente quatro companheiras. Tradicionalmente classificadas como supergigante de classe B (B8), agora é listada como uma gigante mais comum. A cada 180 dias a estrela sofre uma pequena queda de brilho, provavelmente provocado por uma companheira próxima (uma anã de oito massas solares).

Sites recomendados:

"Como observar"
"formulário de reporte"
(ocultações de estrelas por asteróides).

Boas Observações!

Referências:

- Mourão, Ronaldo Rogério de Freitas - Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro (RJ) - 1987, 914 P.

- Campos, Antônio Rosa - Almanaque Astronômico Brasileiro 2012, Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), Belo Horizonte (MG) - 2011, 104P.

- stars.astro.illinois.edu/sow/polis.html - Acesso em 26/11/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porç...