Translate

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Relógio de sol do Cemitério do N. S. do Bonfim em Belo Horizonte

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil – AWB

“Meu interesse está no futuro, pois é lá que vou passar o resto de minha vida” – Charles Kettering.

“Dizem que nós astrônomos somos pessoas excêntricas. Talvez tenham razão, pois até na futura morada pensamos em astronomia” – Nelson Travnik



I - Introdução

As afirmativas acima citadas apresentam uma realidade que talvez, estejam mais ligadas ao espírito humano do que uma simples perquirição científica. A necessidade preexistente da raça humana em mensurar o tempo, leva-nos a indagações de fórum íntimo que somente (e individualmente) podemos encontrar respostas também no campo religioso e filosófico. Nelson Travnik igualmente em outro artigo específico (veja em: Em Finados, Cemitérios guardam curiosidades), mostra o quanto isso é verdadeiro.

No segundo semestre de 1989, estávamos realizando um levantamento sobre os relógios de sol existentes em Belo Horizonte, a pedido do físico Marcomede Rangel Nunes (ver: Marcomede, Uma Luz Diferente (e Alegre) no Céu!), quando dentro dos quadros de associados do CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), pudemos colher uma informação importante; a existência de um “Relógio de Sol Cemitério do Nosso Senhor do Bonfim em Belo Horizonte”.

II - A Necrópole

Inaugurado em 08 de fevereiro de 1897, pela Comissão Construtora da Nova Capital, o Cemitério do Bonfim, como é conhecido, é a necrópole mais antiga da cidade. O local é fonte de pesquisa de vários profissionais, devido a seu acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus. Muitas dessas são de autoria de escultores italianos que vieram para o Brasil em fins do século XIX. Em todo o Cemitério, podem ser observadas obras de arte de estilos diversos, desde a Belle Èpoque, o Art Deco, ao modernismo brasileiro.

Dentre os túmulos mais visitados e personalidades alí sepultadas estão: Padre Eustáquio, Irmã Benigna, Menina Marlene, Presidente da República Olegário Maciel; Senador Bernardo Pinto Monteiro, Francisco Silviano de Almeida Brandão - Vice Presidente da República; Governador Benedito Valadares; Senhora Julia Kubitschek, Senhor Carlos Flávio – filho do poeta Carlos Drummond de Andrade e do escritor Roberto Drumond (Ontem a noite era sexta-feira - 1988 - e Hilda Furacão - 1991).

III - O Relógio de Sol

Por ocasião do falecimento do senhor Teófilo José Ribeiro (09/03/1950 - 02/12/1976), seu pai, o bancário Fenelón Ribeiro edificou em sua lápide, um relógio de sol com as seguintes caracteristicas:



Dimensões:
40 x 40 cm da ponta da cruz ao pedestal em mármore no qual está sua base. A medida (de leste para oeste também é de 40 cm. a haste tem cerca de 12 cm, alinhada ao pólo.

Material:
Mármore branco, com os contornos e numeradores pintados de preto.

Segundo as informações que puderam ser colhidas em 1989, foram reportados ao Prof. Marcomede Rangel Nunes os seguintes tópicos:

Comentários:
(1) - O relógio esta situado a quadra 5, jazigo nº 247;

(2) - Segundo informações do zelador, Senhor Celso Gabriel da Cruz, o relógio foi construído por Eustáquio Pinto, um escultor que trabalhava numa firma especializada na ornamentação de jazigos, localida próxima ao cemitério;

(3) - O pedido para a construção foi solicitada pelo paí do falecido Senhor Fenelon Ribeiro (fotografia abaixo).

(4) - Este relógio foi visitado pelo Arquiteto Júlio Araújo Teixeira, por ocasião das pesquisas que estava realizando para o projeto do Relógio de sol na Savassi em Belo Horizonte.

Posteriormente foi possível encontrar suas coordenadas de sua localização.

Latitude: -19. 910926°
Longitude: -43.952814°
Altitude: 884 metros.

O endereço para visitas é:

Rua Bonfim, 1120 - Bonfim
Belo Horizonte - MG


Em 02 de janeiro de 1978, o Senhor Fenelon Ribeiro tornou-se associado do CEAMIG, conforme registro constante em respectiva ficha de associação, devidamente arquivada na secretaria deste Centro de Estudos Astronômicos.


Referências
:

- http://portalpbh.pbh.gov.br - Acesso em 26/10/2011.
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Drummond - Acesso em 26/10/2011.
- Antônio Rosa Campos - Correspondência pessoal de 08/11/1989.
- Ficha Proposta de Sócios nº 201 (327) de 02/01/1978 - CEAMIG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porç...