Translate

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O céu do Mês - Agosto 2011

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil - AWB

Agosto de 2011 será um período em que teremos uma diversidade de ocorrências no céu noturno muito profícua aos observadores mais atentos. O apreciadores (aliás, muito boa escolha) dos objetos Deep-Sky, poderão realizar excelentes observações com a sempre fantástica constelação de Scorpius e o brilhante núcleo da Via-Láctea.


Planetas, Asteróides e Cometas!

Mercúrio = O planeta este mês, poderá ser encontrado durante o crepúsculo vespertino na constelação de Leão próximo a estrela Regulus; suas respectivas magnitudes serão: 1.3 em 01/08; 4.8 em 17/08 e 0.4 em 31/08.

Vênus = Ainda em conjunção com o Sol até o dia 11/08 em Câncer e com magnitude -3.9, passará este planeta para a constelação de Leo.

Marte = Após 3 de agosto, o planeta vermelho passará para a constelação de Gêmeos, sendo que seu sua visibilidade estará propicia antes do crepúsculo vespertino. Sua magnitude para esse período permanece em 1.4.

Júpiter = O planeta joviano, a cada mês aparece no horizonte ocidental cada vez mais cedo, sendo que a partir do próximo mês poderão ser iniciadas as observações dos fenômenos mútuos de seus satélites, ele encontra-se na constelação de Áries com uma magnitude de -2.5.

Saturno = Observe seu posicionamento em Leão, próximo ao horizonte vespertino na figura 2. Em nossas observações sempre e ideal realizar uma observação deste magnífico planeta, ainda aproveitando sua visibilidade durante as primeiras horas após o ocaso do Sol. Saturno apresenta uma magnitude de 0.9.

Urano = Na constelação de Peixes, Urano com uma magnitude de 5.7, aproxima-se de sua oposição em que ocorrerá em 25 de setembro próximo. Sua visibilidade no céu por quase todo o período noturno em peixes, transforma esse planeta num astro bastante interessante de se observar.

Netuno = Em agosto este longínquo planeta estará em sua oposição em 22 de agosto com uma magnitude de 7.8 na constelação de Aquário.

Plutão = dentre os planetas menores existentes, o longínquo Plutão volta as expectativas da comunidade científica mundial, tendo em vista a descoberta de um novo satélite natural orbitando ao seu redor em 03 e 18 de julho último; batizado com uma designação provisória de P4. Assim essa descoberta, junta-se aos já existentes Caronte, Nix e Hydra. Plutão encontra-se na constelação de Sagitário com uma magnitude de 14.0, podendo ser localizado entre as estrelas 13 Sagittarii (3.8), HD168608 (5.7), HD169159 (7.6) e TYC 6269-1690-1 (9.8). Essa descoberta somente aumenta a expectativa da comunidade científica em torno da chegada da Missão New Horizons naquelas cercanias do Sistema Solar, prevista para julho de 2015.

O 45P/Honda-Mrkos-Pajdušáková é um cometa de curto período, e possui uma órbita elíptica com um período de 5,26 anos. Seu núcleo é estimado em 1,6 quilômetros de diâmetro, sendo que seu período favorável de observação ao alcance de pequeno instrumental ótico ocorrerá de 13 de agosto a 15 de outubro (Confira suas efemérides na tabela 2).

C/2009 P1 (Garradd) - Este cometa foi descoberto em 13 agosto 2009 por GJ Garradd do Siding Spring Observatory na Austrália. Tendo suas respectivas magnitudes já dentro do limite observacional ao alcance de pequenos instrumentos óticos (Efemérides na Tabela 3).


Os pequenos asteróides (48) Dóris e (27) Euterpe, estarão na constelação de Peixes, onde poderão ser observados já durante as madrugadas a parir deste mês, entretanto (4) Vesta, que está sendo visitado pela nave espacial Dawn (Amanhecer) estará em oposição já em 05 de agosto, dentro do limite da vista desarmada.
Constelação:
O fantástico posicionamento na esfera celeste desta importante constelação com sua brilhante estrela Antares identifica o coração do Escorpião; sua cauda apresenta o tradicional gancho do "anzol de Maui". Esse conjunto, juntamente com a "chaleira” de Sagitário, composto pelas estrelas mais brilhantes dessa constelação, faz com que a Via Láctea seja mais brilhante naquela área do céu.






Boas Observações!
Referências:
- Almanaque Astronômico Brasileiro – 2011 – Antônio Rosa Campos – CEAMIG – Dez 2010; 93p.
- http://en.wikipedia.org/wiki/45P/Honda - Acesso em 10/07/2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porç...