Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil - AWB
Feliz Aniversário! Creio que possamos assim começar uma crônica desse longínquo e perquirido planeta do Sistema Solar. Este ano, além de sua oposição em 22 de agosto próximo (Carta de Busca e Efemérides na figura e tabela 1), o distante planeta completa em sua primeira revolução orbital em torno do Sol desde a sua descoberta em 23 de setembro de 1846.
Em 1846, o astrônomo alemão Johann Gottfried Galle enviou ao francês Urbain-Jean-Joseph Le Verrier um lacônico comunicado: "Senhor, o planeta cuja posição vós nos indicastes realmente existe." Le Verrier via assim confirmada sua previsão quanto à existência de um novo planeta no sistema solar. Com isso ficava comprovada a exatidão da doutrina astronômica mecanicista de Kepler e Newton.
A determinação da localização de Netuno representou um importante fato para a astronomia, pois confirmou a aplicabilidade das teorias da mecânica celeste aos movimentos planetários. Após a descoberta de Urano pelo britânico William Herschel, em 1781, verificou-se que o planeta não seguia a trajetória prevista. Os astrônomos passaram então a postular a existência de um oitavo planeta, cuja gravidade explicaria os desvios na órbita de Urano. Após algumas tentativas frustradas, os astrônomos John Couch Adams, britânico, e Le Verrier conseguiram calcular sua localização. Em meados de 1846, Le Verrier aperfeiçoou seus cálculos e apresentou ao alemão Johann Gottfried Galle as coordenadas definitivas do planeta. Em seu observatório em Berlim, Galle localizou Netuno na primeira tentativa. A glória do descobrimento coube a Le Verrier, cujo nome foi proposto para batizar o novo astro. A comunidade científica internacional preferiu, porém, adotar o nome do deus romano dos oceanos, conforme o costume de empregar nomes da mitologia clássica.
Referências:
- Campos, Antonio Rosa, Almanaque Astronômico Brasileiro 2011, Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais) – Dezembro 2010; 93p
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Neptuno_%28planeta%29 – Acesso em 12/07/2011.
Excelente, obrigado! vamos ver se consigo localizar! Abraços, Deiverson Silveira
ResponderExcluirEpsilon Orionishttps://www.blogger.com/profile/03146257589105636474