O Almanaque Astronômico Brasileiro de 2024.

Caros(as) amigos(as), Adsumus!

Como ocorre todos os anos, nesta data em que comemoramos o Dia da Astronomia no Brasil, informo que já está disponível para download o "Almanaque Astronômico - 2024".

O endereço é:

https://is.gd/Alma_2024

<URL Alternativa: https://drive.google.com/file/d/1M8iuzi67xYPrKj_uNjQRhsGtyOxGJ5rO/view?usp=sharing >

Nesta oportunidade, agradeço novamente todas as manifestações recebidas e o carinho com que as edições anteriormente publicadas foram recebidas. Ressalto que sugestões de melhoria são sempre bem recebidas e implementadas na medida do possível.

Desde edições anteriores, a inclusão de sugestões observacionais de Objetos de Céu Profundo mês a mês, em aprimoramento da 5ª seção (Aspecto e os fenômenos do Céu), vem ocorrendo, bem como outras sugestões que se fizeram sentir novamente devido à cooperação dos integrantes da Turma do GREC (Grupo de Reconhecimento e Estudos do Céu), grupo que tem por missão: "Criar e manter a cultura da observação e reconhecimento da esfera celeste“.

A útil plataforma de comunicação digital deste site eletrônico, permite a rápida atualização dessas postagens possibilitando a disseminação em tempo hábil, atuando "pari passu" como elo valioso para consultas e complementação dos elementos deste Almanaque Astronômico que, em 2024, comemora 21 anos de efetiva circulação.

Nesta edição vigésima primeira de circulação contínua desta publicação, nossa capa conta com a magnífica imagem de M45 (Aglomerado Aberto Plêiades) de Arnaud Mariat (@arnaudmariat), que poderá ser visualizada em https://unsplash.com/photos/IPXcUYHeErc; os motivos vocês poderão constatar realizando uma imersão nestas páginas agora disponível. 

Fato é que esse espetacular aglomerado estelar localizado na constelação de Touro, composto por estrelas jovens e quentes e também um dos grupos mais próximos da Terra, situa-se a aproximadamente 444 anos-luz de distância. Embora telescópios possam revelar dezenas de membros, sua observação a olho nu ou com um simples binóculo ilumina o céu noturno com sua beleza característica.

Novamente, desejo que esta publicação seja uma útil ferramenta para todos(as) aqueles amigos(as) que fazem da astronomia uma festa e uma inspiração constante. Peço também que disseminem essas efemérides no âmbito de suas respectivas associações, clubes, grupos, núcleos, observatórios e planetários; endereços certeiros nos quais a ciência astronômica e sua prática observacional são constantes.

É oportuno também, na época, desejar a todos(as) votos de um excelente Natal e um ano de 2024 cheio de saúde, paz, harmonia e prosperidade.

Um grande e fraternal abraço,

Antônio Rosa Campos

"Aquele que não comunica aos outros o que conhece perece com a murta do deserto, cujo perfume se perde para todos... Até o último dia, então, serei inteiramente da ciência e dos meus semelhantes." François Arago

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem