Translate

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

O Almanaque Astronômico Brasileiro de 2022.

Caros(as) amigos(as)!

Como ocorre todos os anos nesta data em que comemoramos o Dia da Astronomia no Brasil, informo que já está disponível para download o "Almanaque Astronômico - 2022".

O endereço é:

https://is.gd/Alma_2022

<URL Alternativa: https://drive.google.com/file/d/17Dy_NOtMyJMDFelunEhPGrbzQuZQG_rf/view?usp=sharing>

Nesta oportunidade eu agradeço novamente todas as manifestações recebidas e o carinho com que as edições anteriormente publicadas são recebidas, aproveito ainda para informar que sugestões de melhoria são sempre bem recebidas e serão implementadas na medida do possível. 

Desde o ano corrente a inclusão de sugestões observacionais de Objetos de Céu Profundo mês a mês em aprimoramento da 5ª seção (Aspecto e os fenômenos do Céu) e uma constante, bem como outras sugestões se fazem sentir novamente devido a cooperação dos integrantes da Turma Aquila que sempre participaram das atividades levadas a termo pelo GREC (Grupo de Reconhecimento e Estudos do Céu), grupo que tem por missão: "Criar e manter a cultura da observação e reconhecimento da esfera celeste entre os associados recém-ingressos nos quadros do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais.“ 

Assim sendo deixo novamente registrado a minha gratidão e eterna amizade aos amigos(as): Aléxia Lage de Faria, Aléx Guazzi Rodrigues, Antônio Eustáquio da Silva, Vany Antonieta Purry de Oliveira e Thais Purry de Oliveira, Rodrigo de Almeida Jorge, José Fiungo Marzano e Wallison Hudson Vieira, integrantes da jornada de estudos em 2020 ao qual futuramente estarão engajados em novo ciclo de aprendizado. 

E importante ainda agradecer ao Hélio de Carvalho Vital pelo encaminhamento das previsões dos Eclipses Lunares para o ano próximo e o incentivo sempre a essa publicação.

A útil plataforma de comunicação digital deste site eletrônico que permite a rápida atualização dessas postagens possibilita a disseminação em tempo hábil, que "pari passu" atua como elo valioso para consultas e complementação dos elementos deste Almanaque Astronômico que agora está disponível. 

Nesta edição, a capa ilustrativa traz a linda imagem de M 83 – Galáxia Catavento do Sul. Embora esta  imagem é baseada em dados adquiridos com o telescópio dinamarquês de 1,5 metros no Observatório La Silla do ESO no Chile (disponível em: <https://cdn.eso.org/images/wallpaper4/m83.jpg>. – Acesso em 13 Nov. 2021), ela faz uma justa homenagem a todos aqueles que admiram os objetos de Céu Profundo e vem incentivando e encorajando a cada dia mais observadores a voltarem suas atenções para o céu noturno.

Novamente eu desejo sempre que essa publicação seja útil ferramenta para todos(as) aqueles amigos(as) que fazem da astronomia uma festa e uma inspiração constante, peço ainda que disseminem essas efemérides no âmbito de suas respectivas associações, clubes, grupos, núcleos, observatórios e planetários; endereços certeiros em que a ciência astronômica e sua prática observacional é uma constante.

E oportuno também a época para desejar a todos(as), votos de um excelente natal e um ano de 2022 cheio de saúde, paz, harmonia e prosperidade.

Um grande e fraternal abraço,

Antônio Rosa Campos

"Aquele que não comunica aos outros o que conhece parece com a murta do deserto, cujo perfume se perde para todos... Até o último dia então serei inteiramente da ciência e dos meus semelhantes." François Arago


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Eclipse Penumbral da Lua em 25 de março de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 25 de março, ocorrerá o primeiro eclipse da Lua de 2024, cuja Abrangência de visibilidade geográfica recai sobre as A...