Translate

sábado, 1 de junho de 2019

O Eclipse Total do Sol em 02 de julho 2019.


Em 02 de julho próximo ocorrerá o terceiro eclipse de 2019, sendo que nesta oportunidade o eclipse será total e visível parcialmente em grande parte da região austral da América do Sul (cortando o Chile e a Argentina),  numa estreita faixa da América Central (limite norte), bem como ainda regiões localizadas à oeste da Oceania. A faixa de totalidade terá início na região da Polinésia, finalizando-se na Argentina na província de Buenos Aires já na porção austral da América do Sul de acordo com a figura 1. 

Nas demais regiões (ao norte e ao sul) do continente americano, o eclipse será observado de forma parcial conforme é apresentado inclusive nas tabelas enumeradas de 1 a 3. 

Regiões de visibilidade parcial

Conforme mencionado, na região da Polinésia o eclipse poderá ser observado das seguintes localidades: Ilhas Cook (Rarotonga) e Polinésia Francesa (Papeete), onde o eclipse poderá ser observado em sua fase inicial próximo ao horizonte oeste conforme apresentado na tabela 1.


O eclipse também será observado de forma parcial no sul da América Central (Costa Rica, Nicarágua e Panamá) de acordo com a tabela 2 abaixo.


Na América do Sul onde a tabela 3 abaixo inclui localidades na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, o eclipse terá sua maior região de cobertura em terra firme. Desta forma destacamos a cidade chilena de Coquimbo (destaque em amarelo) cujo tempo total de totalidade será de 01:59.2s.


As regiões adjacentes ao cone de sombra e a visibilidade no Brasil 

A sombra (figura. 1) inicia-se em algum ponto do norte do oceano pacífico sobre as coordenadas de latitude: 87.6577°S e longitude: -160.4279ºW. A duração máxima de 4m32.8s ocorrerá sobre também sobre a região do oceano pacífico e seu término se dará em território argentino ao sul da cidade de La Plata (ESPENAK, 2019). 

As áreas delimitadas ao norte e sul do cone de sombra observarão este evento de forma parcial. Assim realizando uma consulta rápida ao Almanaque Astronômico de 2019 (figura. 2 – Ilustrativa) que se encontra disponível gratuitamente para download no link: < https://drive.google.com/file/d/1MDUD98pgALzQFNmM200ftLQRuVDS0Vsu/view>, podemos encontrar as circunstâncias gerais de visibilidade para 809 municípios localizados no Brasil (que está ao norte desta região), que terá no município de Santana do Livramento-RS, seu maior obscurecimento (83.8%), entretanto esse instante estará ocorrendo junto a linha do ocaso (CAMPOS, 2018), naquela localidade.


Certamente esses observadores novamente darão razão ao astrônomo norte-americano, o conhecido “caçador de eclipses” Jay Myron Pasachoff quando compara a diferença entre observar um eclipse solar parcial e um total; à sensação é de assistirmos uma ópera ou ficar do lado de fora do teatro; não devemos pensar que Pasachoff está exagerando, entretanto o registro científico de qualquer evento astronômico, quando compartilhado é extremamente gratificante, visto que além de observador, passamos também a condição de participantes do fenômeno.

Boas Observações!

Referências:

Mourão, R.R.F. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987, 914P.

Campos, A.R. Almanaque Astronômico Brasileiro 2019. Belo Horizonte: Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), 2018. 197p. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/1MDUD98pgALzQFNmM200ftLQRuVDS0Vsu/view> Acesso em 02 Dez 2018.

____________. O Eclipse Anular do Sol em 01 de setembro 2016. Sky and Observers, Disponível em: < http://goo.gl/uBFYSg> Acesso em:  08 Jan. 2017.

Chevalley, P. SkyChart / Cartes du Ciel - Version 4,0, March. 2017. Disponível em:  <https://www.ap-i.net/skychart/en/news/version_4.0> - Acesso em: 04 Jan. 2019.

Espenak, F. NASA's GSFC" - Eclipse Web Site - Available in <http://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEdecade/SEdecade2011.html> - acess on: 14 Mar. 2019.

Herald, D. Occult4 v4.1.0.27 (24 March. 2014) Uptade v4.2.0 available in: <http://www.lunar-occultations.com/occult4/occultupdate.zip> Acess in 28 Abr. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porç...