O Almanaque Astronômico Brasileiro de 2013.

arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG - REA/Brasil - AWB

Nobres amigos (as)!

Novamente tenho a alegria de informar-lhes que já se encontra disponível para download na Home Page do Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais - CEAMIG, o "Almanaque Astronômico - 2013".


O endereço é:

Aproveito a oportunidade para agradecer as manifestações recebidas pelas edições anteriormente publicadas, bem como agradecer as diversas sugestões recebidas. É importante informar que algumas já foram inseridas, outras (ainda) encontra-se em fase de estudos para implantação.

Funcionando sempre como um valioso canal de divulgação dessas efemérides e informações, as notas mensalmente postadas no blog Sky and Observers (http://skyandobservers.blogspot.com/), vem atuando como um elo valioso para consultas e complementação dos elementos deste Almanaque Astronômico que agora está disponível. Assim nele as freqüentes consultas para os fenômenos visíveis além das fronteiras do Brasil, já começam a ganhar o contorno americano e ruma para uma contemplação maior dos que também tenham visibilidade nos demais continentes, muito embora não sejam todos os fenômenos abordados, mas que não deixarão de ser mencionados de alguma forma.

Chamo a atenção dos demais observadores para os seguintes fenômenos que teremos a oportunidade de acompanhar em 2013:

a) Ocultações:

a.1) - Ocultações de Estrelas pela Lua, ocorrendo ao longo do ano;
a.2) - Ocultação de Júpiter pela Lua, ocorrendo em 22 de janeiro;
a.3) - Ocultação de Vênus pela Lua em 08 de setembro, visível no sul do Brasil.

Nota (1)

Não menos importantes, mas que devemos ressaltar de alguma forma serão os seguintes eventos:
(N-1.A) - Ocultação diurna de Plutão em 07 de fevereiro, cuja área de visibilidade recairá sobre a região norte e nordeste do Brasil;
(N-1.B) - Ocultação diurna de Mercúrio em 08 de julho, cuja área de visibilidade recairá sobre a região norte do Brasil, visível apenas em pequenas partes dos estados do Amapá e extremo sul de Roraima, porém não visível de suas respectivas capitais.

b) Asteróides:

Nota (2)

Dentre os diversos asteróides cujas respectivas condições observacionais serão favoráveis, as mais significantes oposições (alcançando suas máximas magnitudes no período) serão:

b.1) - Oposição de (83) Beatrix em 02 de maio; 11.0
b.2) - Oposição de (25) Phocaea em 13 de maio; 10.1
b.3) - Oposição de (93) Minerva em 08 de agosto; 10.7

Nota (3)

Já dentro do limite observacional dos instrumentos óticos (lunetas e telescópios) de pequeno e médio porte, teremos:

b.4) - Oposição de (92) Undina em 01 fevereiro, 8.9
b.5) - Oposição de (29) Amphitrite em 13 de março, 9.0
b.6) - Oposição de (8)  Flora em 20 de julho, 8.6
b.7) - Oposição de (89) Julia em 23 de setembro, 9.1
b.8) - Oposição de (94) Aurora em 30 de setembro, 11.5
b.9) - Oposição de (86) Semele em 10 de outubro, 11.6
b.10) - Oposição de (20) Massalia em 01 de novembro. 8.7


c) Cometas:

Nota (4)

Em paridade as condições observacionais com que são analisadas os asteróides, os cometas cujo periélio dar-se-ão este ano (ou mais tardar em 2014) são apresentados, desde que as respectivas condições observacionais sejam favoráveis e dentro do limite observacional dos instrumentos óticos (binóculos, lunetas e telescópios) de pequeno e médio porte. Assim as melhores expectativas serão:


c.1) C/2011 L4 (PANSTARRS), que tendo seu periélio em 10 Março de 2013, são apresentadas suas efemérides já para o início de fevereiro próximo, quando sua magnitude já poderá ser percebida até mesmo a visão descoberta.
c.2) C/2012 S1 (ISON), que deverá ser a grandiosa surpresa em novembro de 2013.


d) Eclipses:

Em 2013 ocorrerão 05 eclipses, sendo que a maior expectativa para os observadores americanos, europeus e principalmente aqueles localizados no centro oeste africano será o eclipse total do sol de 03 de novembro. Assim na região sul exterior de seu cone de sombra, essa faixa de visibilidade adentrará o território brasileiro próximo ao Monte Caburaí na Serra do Navio (RR) e na região conhecida como "Cabeça do Cachorro" no extremo noroeste do Brasil, estado do Amazonas, em região de fronteira com a Colômbia. Dessa forma encontrar-se-á publicado às circunstâncias locais do 1º Contato, Instante Máximo e Último Contato para as regiões norte, nordeste, centro oeste e extremo norte do estado de Minas Gerais. O maior percentual de disco solar encoberto será a Ilha de Fernando de Noronha - PE no litoral do Brasil.

Novamente espero que todos apreciem as novidades e divulguem essas efemérides no âmbito de suas respectivas associações, clubes, grupos, núcleos, observatórios e planetários, locais onde a ciência astronômica e sua prática observacional é uma constante.

Aproveito também a época para desejar a todos, votos de boas festas e um profícuo ano de 2013 cheio de muita saúde, paz, harmonia e prosperidade.

Um grande abraço.
Postagem Anterior Próxima Postagem