Translate

sábado, 1 de setembro de 2012

A ocultação de Júpiter pela Lua em 08 Setembro 2012

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil - AWB

Durante o período diurno de 08 de setembro próximo, a Lua - 51% iluminada e com uma elongação de 91°, ocultará o planeta Júpiter (mag. 2.3) e (conseqüentemente) seus principais satélites naturais (Figura 1). Proporcionando um belo espetáculo aos observadores munidos com pequenos instrumentos óticos como: binóculos, lunetas e telescópios, esse evento poderá ser observado numa grande extensão do continente sul americano.

A posição dos satélites de Júpiter em 08 de setembro está representada na figura 02, podendo seus respectivos desaparecimentos e reaparecimentos ser também cronometrados das localidades onde a ocultação será visível.
Assim os observadores localizados no norte e nordeste do Brasil, bem como ainda na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai poderão acompanhar esse evento.
Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e reaparecimento acima mencionadas, abaixo está o mapa global com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange além da América do Sul, ilhas situadas na costa dos oceanos atlântico e pacífico (figura 3).
Júpiter é conhecido desde a mais remota antiguidade; um dos dias da semana (quarta-feira) lhe é consagrado, há mais de 2000 a.C., pelos caldeus. A mais antiga observação desde planeta, que se conhece, data de 3 de setembro do ano 140 a.C., quando ocultou a estrela Delta do Cancer (Mourão, 1984).

As ocultações de planetas pela Lua são fenômenos de rara beleza, onde seus registros constituem uma excelente oportunidade do astrofotógrafo, por exemplo, incrementar sua coleção, bem como ainda, ao astrônomo amador manter um registro significativamente importante desde que enviado para associações de pesquisas como a ALPO (Association Lunar and Planetary Observers), IOTA (International Occultation Timing Association) e no Brasil a REA (Rede de Astronomia Observacional).

Sites recomendados:

"Como observar"
"formulário de reporte"
(ocultações de estrelas por asteróides).

Boas Observações!

Referências:

- Mourão, Ronaldo Rogério de Freitas – Da Terra às Galáxias – Uma Introdução à Astrofísica, Ed. Vozes, 4ª Ed., Petrópolis (RJ) - 1984, 359P.

- Campos, Antônio Rosa - Almanaque Astronômico Brasileiro 2012, Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), Belo Horizonte (MG) - 2011, 104P.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porç...