Translate

domingo, 30 de outubro de 2011

O Retorno do ATLAS

O retorno do ATLAS!
Breno de Castro Campos
brenocastro31@yahoo.com.br
CEAMIG


Leitores,

Após um longo tempo em trabalho de reestruturação (Overhaul), um dos maiores e mais importantes telescópios existentes no Brasil está prestes a retomar suas operações para solo das Minas de Ouro. O ATLAS ( Amateur telescope Laboratory for Astronomical Science) retornou a seu casa no municipio de caeté (Serra da Piedade) MG, aproximadamente 60 Km de Belo Horizonte.


O telescópio, inicialmente projetado com uma montagem Dobsoniana (Madeira), ganhou no decorrer de todo o trabalho, uma montagem Split-Ring totalmente em metal anticorrosivo, para equipar o prédio roll-off-loof de 6 metros no Obervatório Wykrota [859] (Wykrota Observatory - CEAMIG) que pertence ao CEAMIG.



O telescópio é o terceiro maior do Brasil, tem uma abertura de 635 mm (25") f/4 numa montagem newtoniana. O espelho principal foi adquirido de Swayze Optical (EUA), tem 50 mm de espessura e pesa 73 libras. A distância focal informada pelo fabricante (gravada na lateral do bloco) é de 99 1/8". É o maior pertencente a um grupo de astrônomos e sem qualquer incentivo do governo.


O telescópio ainda terá nova pintura e sua automação 100% própria feita pela equipe GAT (Grupo de Automação) do CEAMIG juntamente com alguns dos participantes do projeto, antes de abrir totalmente o olho do gigante para o céu no Brasil.

Veja o link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porç...