Translate

sábado, 5 de junho de 2010

Nelson Alberto Soares Travnik



Natural de Petrópolis-RJ e residindo em Campinas-SP desde 1976, Nelson Alberto Soares Travnik atua na área da Astronomia desde 1954 quando então com mais dois amigos fundou o Observatório Astronômico Flammarion (1954-1976) na cidade mineira de Matias Barbosa. Em 1976 transferiu-se para Campinas-SP à convite do renomado astrônomo Jean Nicolini (1921-1991) para integrar a equipe do recém inaugurado Observatório Municipal de Campinas, o primeiro no gênero a ser construído no Brasil. Em 1985 participou da fundação do Observatório Municipal de Americana e em 1992 do Observatório Astronômico de Piracicaba, ambos do Estado de São Paulo. 

Em 1996 aposentou-se do Observatório Municipal de Campinas passando então a atuar somente nos observatórios de Americana e Piracicaba. Seu extenso currículo inclui entre outros o de observador credenciado da NASA-JPL durante as missões Apollo (1968-1972). Escreveu o livro “Os Cometas”, Editora Papirus,Campinas, 1985. Instituiu em 1985 o Programa Brasileiro de Observadores do Cometa Halley. Foi agraciado com título de cidadania pelas prefeituras de Matias Barbosa, Americana e Campinas além do título de louvor e mérito científico pelas cidades do Rio de Janeiro, Itapira, Piracicaba e Campinas este último ao lado do físico mundialmente conhecido César Lattes.

Ministrou cursos em algumas universidades e atualmente dedica-se a realização de cursos de capacitação para professores visando estender o assunto a um maior número possível de estudantes. No ENAST celebrado em Londrina, PR em novembro de 2009, foi agraciado com o prêmio “Jean Nicolini” por seu trabalho científico “Contribuição dos Astrônomos Brasileiros no Projeto Apollo – NASA – JPL” Seu nome consta do “Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica”, de Ronaldo R.F.Mourão, Editora Nova Fronteira,2ª edição, 1996. No dia 8 de abril de 2011 a Fundação Douglas Adriani de Campinas inaugurou o seu Observatório Astronômico Nelson Travnik, homenageando assim o astrônomo que tem prestado relevantes serviços ao País.

Dados Pessoais

Nome completo : Nelson Alberto Soares Travnik
Nascimento : 29,setembro, 1935
Naturalidade : Petrópolis, RJ
CAMPINAS – SP – 13033-670
e-mail : nelson-travnik@hotmail.com

Referência:

- Astronomia.Blog.Br - (URL) disponível em: <http://astronomia.blog.br/about-2/sobre-os-autores/nelson-travnik/> Acesso: 20 Jan 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porç...