Translate

sexta-feira, 1 de março de 2019

A ocultação de Saturno pela Lua em 29 de março 2019.


Em 29 de março próximo, a Lua - 40% iluminada e com uma elongação de 78°, ocultará o planeta Saturno com a magnitude de 0.6 (Figura 1). Proporcionando um belo espetáculo aos observadores munidos com pequenos instrumentos óticos como: lunetas e telescópios; esse evento poderá ser observado numa grande extensão do globo atravessando grande parte África, Sul da Ásia onde o evento já na fase diurna na América do Sul antecedendo ao nascer do Sol.


Observadores localizados na região austral da do continente africano (África do Sul, Angola, Madagascar, Maurício, Moçambique, Ilha Reunião, Zâmbia e Zimbabwe), poderão acompanhar esse evento, conforme e apresentado na tabela 1 abaixo.

Como acima mencionado, durante a fase de desaparecimento, as localidades de Huambo e Luanda em Angola e ainda a Cidade do Cabo na África do Sul estarão na fase noturna deste evento; já nas demais localidades ele ocorrerá na fase crepuscular muito próximo ao nascer do Sol.

O mesmo ocorrerá para no Sri-Lanka, conforme podemos vislumbrar na tabela 2 abaixo, onde o evento ocorrerá a luz diurna e o reaparecimento ocorrerá instantes antes do ocaso da Lua.

Atravessando toda a porção sul do oceano Atlântico algumas regiões litorâneas do Brasil (exceto Belo Horizonte-MG) poderão acompanhar a fase de reaparecimento de Saturno conforme poderemos consultar as circunstâncias para as capitais mencionadas na tabela 3 abaixo. 

Circunstâncias Gerais de visibilidade no Brasil

Não podemos deixar de mencionar ainda que além das localidades mencionadas na tabela 3, este evento também será visível em outras localidades do Brasil. Assim sendo, encontra-se disponível (figura 2 - Ilustrativa) para download no link: https://drive.google.com/file/d/14U9vljz6aNKZHCVBdpXNAT1PQJ8SlwUR/view?usp=sharing as condições de desaparecimento e reaparecimento para 391 municípios (incluso os acima mencionados) localizados nas regiões nordeste e sudeste do Brasil.

Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e reaparecimento acima mencionadas, abaixo apresentamos o mapa global (figura 3) com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange as demais localidades localizadas no sul dos oceanos Atlântico e Indico.

Saturno

Não resta a menor sombra de dúvidas que um dos planetas mais belos objetos de todo o Sistema Solar seja o gigantesco planeta Saturno. Ele é conhecido desde a mais remota antiguidade e a simples visão apresenta-se como uma estrela de primeira grandeza de coloração amarelada. Seus registros de ocultações pela Lua na antiguidade datam de 21 de fevereiro de 583 a.C em Atenas; sendo que a ocultação da estrela 28 Sagittarii por Saturno ocorrida em 02 de julho de 1989, foi amplamente acompanhada por diversos observadores (FERRÍN, 1989).


As ocultações de planetas pela Lua são fenômenos de rara beleza, onde seus registros constituem uma excelente oportunidade do astrofotógrafo, por exemplo, incrementar sua coleção (figura 4), bem como ainda, ao astrônomo amador manter um registro significativamente importante destes dados, desde que são encaminhados para associações de pesquisas como a ALPO (Association Lunar and Planetary Observers), IOTA (International Occultation Timing Association) e no Brasil a REA (Rede de Astronomia Observacional).

Sites recomendados:

"Como observar"
"formulário de reporte"
(ocultações de estrelas por asteroides).


Boas Observações!

Referências:

- MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987, 914P.

- CAMPOS, Antônio Rosa. Almanaque Astronômico Brasileiro 2019. Belo Horizonte: Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), 2018. 197p. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/1MDUD98pgALzQFNmM200ftLQRuVDS0Vsu/view> Acesso em 02 Dez 2018.

- HERALD, Astronomical Software Occult v4.1.0.27 (David Herald - IOTA) (24 March. 2014) Uptade v4.2.0 available in: <http://www.lunar-occultations.com/occult4/occultupdate.zip> Acesso em: 28 Abr. 2016.

- FERRÍN, Ignácio - UNIVERSO - LIADA - Liga Iberoamericana de Astronomia, nº 31, Volume 10, Col. Reportes - 56 p. - Mérida - Venezuela - 1989.

Um comentário:

  1. Eu moro no ES cachoeiro de Itapemirim eu quero saber se vai dar pra ver e que horas

    ResponderExcluir

O Eclipse Total do Sol em 08 de abril de 2024.

Antônio Rosa Campos Em 08 de abril próximo, teremos a ocorrência do segundo eclipse neste ano; visível na América Central (México) e na porç...